Fofuxo.com

Os principais tipos de alimentos para o seu gato

Confira o que deve ser levado em consideração na hora da escolha do alimento do seu bichano.

Hoje em dia os brasileiros já estão mais a costumados a tratar dos seus animais de estimação de uma forma mais correta, principalmente em relação aos alimentos que são oferecidos para os animais. Isso porque, até poucos anos atrás, a maioria das pessoas davam restos de alimentos humanos para gatos e cachorros, o que evidentemente não fazia bem para os bichos. Hoje em dia os brasileiros já entenderam que existem alimentos específicos para os animais, sendo que isso faz com que eles tenham uma maior expectativa de vida.

Os principais tipos de alimentos para o seu gato

Da mesma forma que para os cachorros, os gatos podem encontrar nos supermercados e petshops muitas opções de alimentos feitos especialmente para eles. Não existem muitas dúvidas na hora de comprar este tipo de alimento, já que muitas informações estão explicadas nas embalagens, mas alguns donos podem se confundir um pouco em relação aos tipos de comidas que podem ser dados para os gatos e as diferenças entre eles.

Rações gatosHoje existem praticamente três tipos de alimentos que podem ser encontrados para os gatos:

  • Alimentos secos: Estes são os casos das rações que compramos em pacotes e que servem para alimentar os gatos. A maioria delas representam uma refeição completa e balanceada. Como elas são muito parecidas com as rações para cachorro, é importante que as pessoas não confundam as duas, sendo que as rações para gatos geralmente são menores do que as rações para os cachorros. A grande vantagem destes alimentos, para os donos, é que eles são mais baratos, duram mais e também são mais fáceis de se armazenar, além de durarem mais também.
  • Alimentos enlatados ou úmidos: Estes são os preferidos da maioria dos gatos, sendo que muitos deles vão correndo para a coxinha quando escutam o barulho do seu dono abrindo a lata destes alimentos. Estes alimentos acabam sendo mais atrativos para os animais porq ue são mais frescos, possuem um sabor mais característico dos alimentos prediletos do gato e também são mais fáceis de serem comidos. A grande desvantagem para o dono é que estes alimentos costumam ser mais caros que as rações e também duram menos. Geralmente cada latinha dura uma ração, e o preço de três latinhas em média equivale ao preço de um quilo de ração.
  • Alimentos semi-úmidos: Estes alimentos também são vendidos em uma espécie de grão, como as rações, mas não são tão secos quando as primeiras apresentadas, sendo também mais fáceis de serem digeridas. Estes alimentos acabam tendo formas e sabores distintos, sendo que na maioria dos casos eles não representam uma refeição completa, apenas um complemento. Pode ser muito utilizado como um petisco, por exemplo.

Cuidados gerais

Rações gatos

Qual quer um dos dois primeiros podem ser utilizados como refeição do seu gato, mas é muito importante que as pessoas avaliem bem as composições de cada produto e de cada marca que esteja sendo comprada. Isso vai permitir saber realmente o que o seu gato está comendo. Existem alguns casos que determinados animais podem desenvolver alergias em relação a um tipo de alimento, é importante saber se ele não se encontra naquela fórmula antes de comprar a ração do seu animal.

Os veterinários recomendam sempre que sejam feitas misturas dos dois alimentos citados acima, os secos e os úmidos, na dieta semanal, variando entre os dias. Os petiscos devem ser dados durante o dia, apenas como uma forma de agrado. E evite sempre dar comida humana para os seus gatos porque elas podem fazer um grande estraga no organismo do seu amigo.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários