O leite é um dos alimentos mais consumidos ao redor do mundo, considerado fundamental no desenvolvimento da espécie dos mamíferos. Estes animais costumam consumir o leite produzido pela fêmea da própria espécie. Mas o leite materno acabou sendo adotado pelos humanos como um dos alimentos que acabam fazendo parte da vida das pessoas ao longo dos anos.

Leite de vaca pode causar problemas para cachorros adultos

Com isso, algumas outras espécies também acabam usufruindo do leite da vaca, como é o caso dos cachorros. Muitas pessoas acabam oferecendo este alimento, especialmente quando eles ainda são filhotes e não conseguem mamar na sua mãe. Mas muitos profissionais veterinários afirmam que continuar dando leite de vaca para os cachorros adultos podem causar problemas para a saúde dos cães.

Os humanos são os únicos animais na natureza que seguem ingerindo leite depois da fase chamada lactante, no qual os indivíduos basicamente dependem do leite para se alimentar. Muito embora o leite seja uma rica fonte de cálcio e sais minerais, ele deve ser utilizado somente com orientação veterinária para suprir alguma deficiência.

Leite de vaca pode causar problemas para cachorros adultos

A inteligência a lactose, problema relativamente comum entre os humanos, é ainda mais frequente nos cachorros adultos. E isso acontece basicamente em virtude da lactose presente no leite, que necessita de uma enzima chamada lactase para que ela seja quebrada. Os cães não contam com essa enzima em uma quantidade necessária para que o leite seja digerido de forma adequada.

Com a falta da enzima necessária, os cães apresentam uma grande dificuldade de digerir o leite de vaca consumido. Neste caso, a lactose passará pelo trato gastrointestinal não digerida, podendo levar à vômitos, retenção de líquidos no cólon e causar diarreia.

Um outro problema do leite e de seus derivados é a grande quantidade de gordura que pode ser encontrado, o que também pode acabar provocando vômitos e diarreia. Com uma certa frequência, os cachorros podem desenvolver uma doença chamada Pancreatite, uma inflamação séria do Pâncreas, que pode ser bastante perigosa e dolorosa.