Os gatos costumam ser mais “enjoados” para comer do que os cães, pelo menos na grande maioria dos casos. Mas a grande maioria dos gatos se acostumam com aquelas comidas que são feitas especialmente para eles, como as rações, tanto as secas quanto também as úmidas. O problema surge quando os gatos deixam de comer algo que eles estavam comendo anteriormente.

Gatos podem enjoar da comida?

Muitos donos trocam de ração várias vezes ao longo da vida do gato, pensando justamente que os felinos, quando param de comer, estão enjoados daquela marca ou daquele sabor. Existem também aqueles donos que passam a trocar a ração pelos restos de comida dos humanos, que costuma fazer sucesso entre os gatos mas que também faz mal para a saúde dos felinos.

Existem diversos motivos que podem levar o gato a deixar de comer uma determinada ração, sendo que boa parte deles não estão diretamente relacionados ao fato do gato enjoar da comida em si. Dentre os principais fatores podem estar alguma doença que o gato tenha, um cheiro diferente que o felino tenha sentido, o fato da ração estar estragada ou simplesmente uma tentativa de chamar atenção.

Gatos podem enjoar da comida?

Todos estes fatores deverão ser conferidos antes que as pessoas troquem a comida do gato. Especialmente as questões das doenças, que muitas vezes tiram o apetite do gato e podem fazer com que eles parem de comer. Caso o felino esteja passando por uma situação diferente, como a chegada de uma pessoa diferente na casa, pode ser uma tentativa de chamar atenção.

Caso tudo esteja bem com o gato, vale a pena insistir antes de trocar a ração, deixando essa como última das coisas a ser feita.