Por Rodrigo Bueno

publicado em Alimentação

Quando cães e gatos convivem no mesmo espaço, o que pode ser perfeitamente normal, diferentemente do que a cultura popular prega sobre a inimizade das duas espécies, é preciso tomar alguns cuidados. Mesmo que ambos tenham se tornado uma das opções mais frequentes quando o assunto é animal de estimação dos humanos, eles contam com diferenças importantes em relação as suas espécies.

Entenda as diferenças das rações de cães e gatos

Uma das principais é com relação a alimentação. Hoje em dia é muito comum que as pessoas ofereçam as rações industrializadas que são feitas para cada tipo de animal. Mas elas são muito diferentes em relação a sua composição, por isso ração de gato não é recomendada para cachorros e vice-versa.

Gatinhos carnívoros

Os ancestrais dos gatos eram mais carnívoros na natureza do que os ancestrais dos cães. Por isso, a quantidade de proteína que pode ser encontrada na comida feita para os felinos costuma ser maior. E são proteínas de origem animal, o que acaba sendo um pouco diferente da dieta canina. Além disso, a comida do gato também costuma ter uma quantidade maior de gorduras.

Outro elemento importante na ração do gato é a taurina, que é um aminoácido muito importante no dia a dia dos felinos pois é responsável por cuidar de algumas necessidades importantes, como o funcionamento do sistema cardíaco como um todo e da saúde da visão.

Entenda as diferenças das rações de cães e gatos

A ração dos cães

A alimentação feita para os cachorros também deve ter uma boa quantidade de proteína de origem animal, mas em menor quantidade quando comparada com a do gato. Os cachorros costumam aceitar uma grande quantidade de alimentos considerados alternativos que ajudam na absorção dos elementos de uma forma geral.

Como a quantidade de gordura que o cachorro precisa é menor, não é recomendado deixar que o cão acaba ingerindo a ração do gato, já que ele pode acabar tendo problemas em relação ao funcionamento do seu organismo como um todo justamente pela grande concentração de gordura.