As pessoas que possuem gatos mansinhos e carinhosos em casa muitas vezes ignoram o fato de que muitos dos seus hábitos ainda estão diretamente relacionados aos seus antepassados felinos, que precisavam caçar os mais variados tipos de animais para se manter alimentados. Hoje em dia existem diversas indicações de rações que acabam sendo indicadas para os gatos, mas é importante entender um pouco melhor dos seus hábitos.

Dicas para manter a alimentação do seu gato em dia

Antes de mais nada, os gatos são carnívoros por natureza, e eles não ficam esperando que a carne chegue até eles, portanto se tornam caçadores por natureza. Uma das principais características dos felinos quando o assunto é alimentação está no fato de que os gatos não contam com amilase salivar, que é a enzima responsável pela quebra dos açucares.

Isso faz com que os gatos tenham uma maior dificuldade para digerir os carboidratos. Portanto, seguindo as características básicas dos gatos em termos de alimentação e capacidade de digestão, as dietas dos felinos devem ser compostas basicamente de alimentos que tenham um alto teor de proteínas e lipídios, ao mesmo tempo que tenha um baixo teor de carboidratos.

Uma outra característica que ser observada nos felinos está no fato de que os gatos não conseguem armazenar uma grande quantidade de proteínas excedentes, como fazem os cães e até mesmo os humanos. Por isso, a preocupação com uma maior variedade na sua alimentação deve ser diária.

Dicas para manter a alimentação do seu gato em dia

A proteína de origem animal também acaba sendo muito importante para os gatos em virtude de duas proteínas especificas que são importantes no dia a dia dos felinos mas que não conseguem ser fabricadas pelo seu metabolismo: Argenina e Taurina.

Com base nestas características, confira algumas dicas de alimentação para o seu felino:

  • Mantenha sempre o seu prato cheio ao longo do dia. Eles costumam comer menos em maiores quantidades. Diferentemente dos cães, que podem comer apenas uma vez por dia.
  • As rações para gatos geralmente contam com as quantidades de nutrientes indicados para os felinos, mas é importante sempre ficar atento na composição do pacote antes de oferecer o alimento ao gato.
  • Caso opte por uma alimentação mais natural, lembre-se que os gatos precisam de uma quantidade maior de proteína animal dos que os cachorros, proporcionalmente falando.