Por
publicado em Alimentação
A noite de natal tradicionalmente é o momento no qual as pessoas se reúnem com as suas famílias e amigos. É um momento onde acontece sempre a tradicional troca de presentes e o Papai Noel sempre acaba aparecendo nas casas onde estão as crianças. Mas também é uma noite onde a mesa é protagonista, com todas as suas guloseimas típicas.
E como os cães estão cada vez mais inseridos no nosso dia a dia, é natural que ele também esteja por perto durante a ceia de natal, especialmente aqueles que moram dentro de casa. Mas é importante tentar controlar o ímpeto de repartir a comida com o seu melhor amigo na noite de natal.
Praticamente nenhum dos itens que estarão em cima da mesa na noite de natal é recomendado para a alimentação dos cães. Por mais que ele faça aquela cara característica, e ele vai fazer já que os aromas são muitos, é importante que ele fique bem afastado desta comilança toda.
Comilança proibida
De acordo com profissionais veterinários, durante a semana de final de ano, juntando natal e virada, existem muitos casos de cachorros que acabam sendo levados para centros de atendimento com quadros como náuseas e diarreias. Na grande maioria dos casos este mal estar é provocado justamente pelas comidas da ceia.
Além dos sintomas mais leves, o animal que comer itens como Panetone e outros doces também podem acabar desenvolvendo alguns problemas ainda mais graves, como intoxicação que pode levar a morte. Outro problema bastante comum da época é casos onde o cachorro acaba engasgando com ossos do prato principal da noite, o peru ou chester.
Alimentos mais perigosos
Confira uma lista com os alimentos mais perigosos que fazem parte da ceia de natal e que devem ser mantidos bem longe do alcance dos cães:
- Passas
- Biscoito
- Chocolate
- Azeitona
- Queijo do reino
- Nozes