Muitas pessoas reclamam dos hábitos que seus cachorros acabam criando quando o assunto é alimentação. Desde aqueles cães que acabam ficando por perto pedindo as comidas dos humanos até o fato do cachorro simplesmente não comer ou comer somente em horas inadequadas. Alguns problemas de saúde também surgem destes hábitos negativos, como o excesso de peso.

Conheça os erros mais comuns na hora de alimentar um cachorro

Confira alguns dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas na hora de alimentar um cachorro.

Dar comida durante a hora da refeição das pessoas

Aqueles pequenos petiscos que saem do prato da pessoa e vão parar no chão para a boca dos cachorros é um problema. Os cães são movidos basicamente pelo olfato e pela interação social, por isso amam toda comida oferecida diretamente pelas pessoas, especialmente aquelas “cheirosas”. Com isso, os cães tendem a deixar sua comida de lado e esperar para ver o que pode surgir das refeições dos humanos.

Dar restos de comida caseira

Conheça os erros mais comuns na hora de alimentar um cachorro

Durante muitos anos o alimento dos cães basicamente era o que sobrava da comida dos humanos. Hoje em dia se sabe que isso é um problema, especialmente pela grande quantidade de temperos que colocamos na nossa comida. A ração sempre será a opção mais balanceada.

Colocar comida no pote

Essa é a opção seguida pela grande maioria das pessoas, mas isso acaba favorecendo os cães gulosos, fazendo com que eles comam muito rápido, ou não oferecendo muitos atrativos para aqueles cachorros mais resistentes na hora da comida. O ideal é buscar soluções mais criativas, com comedouros lentos, brinquedos recheáveis, tapetes de fuçar, tabuleiros ou outros que façam com que o cachorro “cace” o seu alimento.

Colocar toda a ração na mesma hora

O ideal é que as pessoas particionem a quantidade de ração que deve ser oferecida para o cachorro em um dia em duas ou três refeições diferentes.