Como ocorre com diversas coisas, não existe uma única resposta para esta pergunta, seu animalzinho de estimação é um indivíduo e quando ele tomar uma decisão sobre o tipo de dieta é necessário levar em conta entre outras coisas a idade do seu animal de estimação, bem como seu tamanho, raça, e qualquer tipo de problema que possa ocorrer. É fundamental que se considere também o teor dos nutrientes da dieta que você o alimenta.

Confira qual o melhor tipo de ração para o seu gato

Normalmente não são recomendados alimentos semiúmidos, já que eles tendem a ser muito ricos em sal e em açúcar. Os cães e gatos não precisam de forma alguma de tanto sal e açúcar na sua dieta. Além disso, os alimentos pegajosos, açucarados poderão contribuir com a doença dental do animalzinho.

Qual a alimentação mais indicada para cães de raças grandes

No caso de cães de raças grandes, a maior parte das pessoas escolhe um alimento seco por muitos motivos. Cães de tamanhos maiores exigem uma quantidade maior de alimentos do que os cães menores, e comida seca é fácil de transportar, armazenar e principalmente preparar. A comida enlatada conta com uma porcentagem muito maior de água que fica geralmente entre 80 a 85% do que os alimentos secos, normalmente 10% ou menos, o alimento seco por sua vez, é mais econômico, em especial quando contam com uma qualidade superior.

Para os cães de raças menores qual a indicação?

Confira qual o melhor tipo de ração para o seu gato

No caso de cães de raças menores, estes obviamente comem menos do que os cães maiores, e por este motivo, os alimentos enlatados poderão ser mais uma alternativa interessante. Em contrapartida os cães de raça menores possuem dentes mais espaçados, proporcionando assim áreas onde a placa bacteriana e o tártaro se acumulam. Muitas vezes, os donos dizem que o seu cão está acostumado com alimentos enlatados, e se recusa a comer alimentos secos, estes poderão ser alimentados com comida enlatada mas os cuidados deverão ser maiores.