A hora da comida nem sempre é um momento tranquilo para os cachorros e seus donos. Enquanto alguns cães conseguem se alimentar de uma forma tranquila, muitos comem muito rápido. E isso geralmente está relacionado a raça ou ainda a problemas de ansiedade ou outros tipos de estresse que o cão passa ou já passou na sua infância.

Confira algumas dicas para fazer seu cachorro comer mais devagar

Mas essa corrida desenfreada ao prato de ração pode acabar gerando uma série de problemas de saúde para o pet. Existem aqueles que acabam se engasgando com a própria comida, e também existem aqueles que comem tão rápido que comem demais, não conseguindo entender o momento de parar de comer.

Confira algumas dicas para ajudar a fazer com que ele coma mais devagar:

Sem brincadeiras no momento da comida

É fundamental que os humanos não confundam a cabeça dos cães em relação aos seus momentos do dia a dia. Existem aqueles momentos de brincadeira, mas a hora da comida não deve este momento. Portanto, é importante não brincar para não agitar o cachorro neste momento.

Isole os espaços

Caso exista mais de um pet na mesma casa, é importante criar ambientes isolados para cada um comer de uma forma tranquila. Para isso, isole os pets em cada ambiente, colocando os pratinhos dos cães de forma separada.

Treine com petiscos

Confira algumas dicas para fazer seu cachorro comer mais devagar

Caso os cães continuem comendo muito rápido, é importante que o dono ensine com alguns truques de adestramento. Uma dica é oferecer petiscos, mas apenas quando o cachorro comer devagar. Dessa forma ele vai tendo o seu comportamento condicionado para comer de uma forma mais tranquila.

Crie uma rotina

É importante também não deixar a comida disponível o tempo inteiro para os pets. O ideal é conseguir criar uma rotina de horários. Coloque a comida sempre no mesmo horário do dia, deixe um tempo e depois retire. Dessa forma os pets serão condicionados comer naquele momento, o que ajuda a controlar questões de ansiedade, por exemplo.