A água é fundamental na vida dos animais. Quando as pessoas se tornam responsáveis pela vida de um cachorro, alimentação e água estão entre os cuidados mais básicos que elas devem ter com o seu amigo. Muitas pessoas pensam que se trata apenas de colocar a água em um pote qualquer e deixar ali para o cão. Mas para quem deseja cuidar da saúde do seu amigo, alguns cuidados extras precisam ser tomados.

Confira alguns cuidados que se deve ter com a água dos cães

Troca

É bastante comum, especialmente para os cães que ficam no pátio, que as pessoas coloquem água apenas uma vez ao dia e deixem ela ali o dia inteiro. O problema é que rapidamente a água pode ficar muito quente, especialmente durante o verão. O recomendado é trocar a água duas ou três vezes durante o dia. E, nos dias mais quentes do ano, as pessoas também podem acrescentar algumas pedras de gelo para que ela fique fresca durante mais tempo.

Pote

Confira alguns cuidados que se deve ter com a água dos cães

Como se utiliza somente água para hidratar um cachorro, os tipos de materiais que podem ser utilizados nos potes acabam variando. Não existe um mais recomendado que o outro. Tanto os de plástico quanto os de metal funcionam bem. O mais importante é manter o pote sempre limpo. O ideal é passar uma esponja com sabão neutro e enxaguar bem todos os dias.

Longe dos pombos

Algo que precisa ser cuidado pelos donos de cães é o tipo de interferência externa que pode acabar surgindo junto ao pote de água. Os pássaros, de um modo geral, não oferecem qualquer risco. O problema acaba sendo principalmente os pombos das grandes cidades. Nestes casos, recomenda-se trocar o pote de lugar e manter afastado deste tipo de ave.

Qualidade da água

Não é preciso exagerar ao ponto de oferecer água mineral aos cães, uma vez que a água que sai da torneira da maioria das cidades costuma ser tratada. Mas é preciso ficar de olho, pois de tempos em tempos essas águas sofrem interferências, seja por contaminação ou por excesso dos produtos de limpeza. Nestes casos, a dica é ou dar água mineral, filtrada ou então ferver a água e deixar ela esfriar para depois oferecer ao fofuxo.