Fofuxo.com

Comida caseira

Confira algumas dicas para quem prefere dar comida feita em casa para os cães.

A grande maioria dos veterinários recomendam a ração como principal fonte de alimento dos cães criados em casa. Mas existem algumas correntes de profissionais que defendem a comida mais natural que também pode servir como uma base de dieta dos nossos amigos.

Comida caseira

Mas é sempre importante deixar claro que quando estamos falando em comida para cães, não estamos falando dos restos e das sobras da mesma comida que as pessoas comem no dia a dia. Os nossos alimentos contam com uma grande quantidade de temperos que fazem mal para o cachorro, especialmente o excesso de sódio.

Mas para quem está disposto a preparar alimentos especialmente para os cães, a dieta natural realmente pode ser uma boa e saudável alternativa, além de dar um pouco mais de qualidade de vida para os animais.

O que eles precisam?

Comida caseiraAntes de partir para o preparo dos alimentos feitos em casa para os cachorros, é importante deixar claro que os animais necessitam de uma determinada quantidade de calorias que serão gastas durante um dia. No caso das rações, geralmente todos os nutrientes que são necessários para que o cachorro seja saudável estão ali em uma porção. Ao decidir pela alimentação caseira, os donos terão que criar o seu próprio balanço.

Existe uma regrinha geral utilizada por veterinários que fala em 75% de carboidratos e 25% de proteínas da carne para uma alimentação saudável.

E antes de fazer qualquer mudança mais radical na alimentação do seu cachorro, é sempre recomendado consultar um veterinário para saber se as condições de saúde do animal estão favoráveis para este tipo de alteração.

Dicas gerais

  • ­Na hora do preparo, esqueça qualquer tipo de tempero, os cães não precisam disso e ainda por cima poderá causar alterações sérias no seu organismo;
  • As carnes, de um modo geral, devem ser cozidas antes de ser dadas para os cachorros, especialmente a bovina. Ossos também podem ser cozidos um pouco antes de serem dados aos animais;
  • Nem sempre será preciso elaborar muito a refeição do seu animal para que ela seja completa. Uma dica de receita simples e nutritiva para o seu animal pode ser feita com: arroz, carne moída ou picada, legumes, um pouco de levedura de cerveja e água adequada;
  • Alguns complementos alimentares também podem ser acrescentados, como pequenas quantidades de fígado, óleo de linhaça, leite em pó, farinha de ossos, dentre outros.

Postado em .


Pela Web

Comentários