Uma cena bastante comum entre as pessoas que possuem cachorro em casa é a cara de pidão que eles costumam fazer quando as pessoas estão fazendo um lanche ou uma refeição. E fica realmente complicado quando está todo mundo lá tomando café da manhã e olha para baixo, com o cachorrinho fazendo aquela cara. E quase sempre rola uma fatia para o fofuxo.

Por que os cachorros não podem comer pão?

Mas a grande maioria dos veterinários e dos especialistas são unanimes ao afirmar que o pão não é um alimento recomendado para os nossos fofuxos. Mas será que ele realmente pode fazer mal para os cães?

O grande problema para os nossos pets de estimação está na produção de glicose, que é o açúcar, dos carboidratos que são ingeridos. Todos sabem que o pão é uma grande fonte de carboidrato, ainda mais o pão branco. O problema é que os cachorros não conseguem digerir muito bem o açúcar.

E isso faz com que a substância possa causar todos aqueles problemas que podem acontecer nas pessoas que ingerem carboidratos em demasia. O problema é que o organismo dos cachorros acaba tendo a capacidade de absorver e eliminar muito menos açúcares do que o organismo dos humanos. Com isso, uma pequena quantidade pode já fazer um grande estrago.

Por que os cachorros não podem comer pão?

Um outro problema do pão para os cãezinhos é o fermento, que pode causar inchaço no trato intestinal, consequentemente provocando incômodos, gases e vômitos. Essa é uma complicação que, muitas vezes, não é levada muito a sério pelos humanos, mas pode ser fatal nos cachorros, uma vez que o estomago pode acabar se enchendo de gases até se contorcer.

Em muitos pães também existe a presença de álcool na sua composição, o que também pode ser considerado como fatal. Na verdade, o álcool pode acabar sendo produzido a partir da ação do fermento, e acaba sendo extremamente nocivo para os cães, podendo provocar uma série de reações, incluindo vômitos, diarreia, desorientação, tremores, respiração ofegante e perda dos movimentos.

Por tudo isso, pense duas vezes antes de dar aquela fatia de pão para o cãozinho.