Por Rodrigo Bueno

publicado em Alimentação

Os cuidados com a alimentação dos cães se tornaram assunto recorrente entre os donos dos pets nas últimas décadas. Os cachorros deixaram de comer apenas as sobras de comida dos humanos para ser alimentados com a ração, que acaba sendo considerado como o alimento mais recomendado e completo.

Cachorro enjoou da ração? Confira os principais motivos.

Mas pode ser que, em determinadas situações, os cães simplesmente deixem de lado a ração. Mesmo que seja uma comida feita para eles, incluindo gostos e cheiros que atraem a sua atenção, os pets podem acabar simplesmente deixando de lado a ração.

Confira alguns dos principais motivos que podem fazer com que um pet deixe de comer a sua ração do dia a dia:

Ração não armazenada de forma correta

Os cães dependem muito do seu olfato para tudo, especialmente para comer. Quando eles sentem um cheiro que pode desagradar, a chance deles comerem realmente diminui consideravelmente. Quando a ração não é armazenada da forma correta, pode ser que ela não fique nas melhores condições, e os cães acabam sentindo isso e deixando a ração no prato.

Cachorro sem rotina

Cachorro enjoou da ração? Confira os principais motivos.

Não é nada recomendado deixar o alimento disponível para o cachorro o dia inteiro. Isso pode acabar desestimulando o consumo da ração, já que eles ficam “beliscando” em horas variadas. Além disso, esse tempo que a ração fica no prato também pode acabar fazendo com que ela fique com cheiro ruim. Por isso, o ideal é criar uma rotina alimentar para o cão, oferecendo a ração em horários específicos.

O cão está comendo muitos petiscos

Os petiscos costumam ter um sabor e um cheiro mais agradável para os cães do que as rações. Dessa forma, quando eles ficam muito acostumados com essas comidas fora de hora, eles simplesmente podem deixar a ração de lado. Os petiscos devem ser oferecidos apenas em situações e momentos especiais.

Problemas de saúde

As vezes o cachorro não está comendo porque não gosta da ração, e sim porque ele está com algum problema de saúde. Assim como acontece com os humanos, a perda de apetite costuma ser um dos sintomas mais comuns das mais variadas doenças. Por isso, pode ser interessante fazer uma avaliação médica, caso o pet não esteja se alimentando da forma correta.