Indo de forma contrária aos humanos, os cães não necessitam variar o seu cardápio, desde que possam comer um alimento que seja completo e principalmente balanceado. Incluir este hábito na rotina dos cães poderá ser algo prejudicial inclusive para a saúde.

O que fazer quando o cachorro enjoar da ração?

Por qual motivo o cão não come?

Os cães saudáveis não devem ficar mais de dois dias sem comer. Os cães eram caçadores e nem sempre conseguiam alimento, por este motivo possuem uma capacidade de ficar em jejum, mas não por muito tempo. Procure se lembrar que os cães jamais podem ficar sem água, e se não estiverem bebendo água algo de errado está acontecendo.

Um dos maiores motivos da falta de vontade de comer poderá ser você mesmo. Que tipo de ração ele não come? Se ele estiver apreensivo, angustiado, saiba que ele está sentindo isso e quer chamar a atenção para pedir um petisco, ou mesmo ganhar carinho extra. O que importa nessas horas é não ceder aos encantos do cãozinho.

Outro ponto interessante é a alimentação em excesso, quando a porção servida estiver sendo demais, ele irá comer e mesmo assim sobrará comida. Procure seguir corretamente as indicações no rótulo dos alimentos, ou mesmo pergunte para veterinários de confiança qual a melhor indicação.

O que fazer para que o cão consuma o alimento?

Procure sempre que possível criar um hábito de servir a alimentação em horários fixos. Ao menos três vezes por dia para os filhotes e duas vezes para os cães adultos. Procure servir a ração entre 15 a 30 minutos e retire depois, mesmo que ele não tenha a comido. Após isto, procure colocar a ração apenas na próxima refeição, o cão irá sentir fome e acabará comendo.

Além disto, vale a pena acostumar o cão a receber alimentos de pessoas diferentes, para que não venha a sofrer se precisar fazer uma viagem ou ainda tiver de o deixar com alguém.