Por
publicado em Alimentação
O ovo se tornou um dos itens mais importantes no alimento do dia a dia dos humanos. Mesmo que tenha sido considerado, por muito tempo, como um problema para quem possui colesterol, hoje em dia ele costuma fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável. E com a proximidade dos cães no dia a dia dos humanos, muitas pessoas passaram oferecer ovo na comida dos fofuxos.
Quando falamos em ovos, geralmente estamos nos referindo aos ovos de galinha, que são os mais comuns na alimentação das pessoas. Ele é uma importante fonte de proteína, o que ajuda até mesmo as pessoas que querem reduzir o consumo de carnes de animais. O ovo também é considerado como um alimento muito versátil, podendo ser consumido cozido, frito ou nos mais variados tipos de pratos.
Quando oferecido aos cães, a tendência é que ovo realmente se torne um item muito apreciado pelos animais, já que ele remete diretamente aos antepassados. Quando os lobos e outros animais da mesma linhagem não conseguiam encontrar carne, se contentavam com os ovos das suas presas.
Por isso, o ovo pode sim ser oferecido aos cães sem grandes problemas. O alimento também vai acabar sendo um item muito nutritivo para os cães, especialmente pelos aminoácidos oferecidos ao organismo do pet, que não são produzidos pelo organismo.
O ovo pode se tornar uma importante fonte de albumina para os cães, que contribuí na síntese e na recuperação do tecido muscular. Também conta com uma boa quantidade de tripofano, que é um percursor da serotonina e contribui para a sensação de bem-estar de uma forma geral.
Para oferecer ovo aos cães, é importante que ele sempre esteja bem cozido, já que o organismo destes pets acabou perdendo a capacidade de lidar muito bem com estes alimentos crus. Além disso, o ovo mal passado pode ter a bactéria Salmonella, que lega grande risco para a saúde do pet.