Fofuxo.com

Socialização de gatos

O que fazer quando os gatos brigam entre si? Veja algumas dicas para tornar eles mais sociáveis.

Ter um gato em casa é muito comum e ter mais de um bichano convivendo no mesmo espaço não é nada de anormal. Mas o grande problema em relação a criação de gatos é quando o dono passa muito tempo criando um único gato na sua casa ou no seu apartamento, e de uma hora para outra resolve adotar ou comprar um segundo gato para ficar no mesmo espaço. Pode ser ainda mais problemático quando o gato acaba sendo muito mimado e fica o tempo todo com o dono.

Socialização de gatos

Existem muitos registros de casos de pessoas que tiveram que devolver o segundo gato porque simplesmente os dois bichanos não conseguiram conviver juntos no mesmo espaço. Alguns gatos geralmente se tornam extremamente agressivos quando precisam conviver com outro animal de uma hora para outra. Mas o problema pode não ser apenas em relação aos outros gatos que estão chegando no local, existe também a chance que o bichano que chegou primeiro se torne agressivo com o próprio dono.

As pessoas costumam explicar este tipo de comportamento como ciúmes, por ser um sentimento que é mais familiar para as pessoas. Mas, na verdade, este comportamento está relacionado a manutenção de um espaço. Ou seja, muitas vezes os gatos enxergam outros gatos como uma ameaça ao seu espaço, sendo que eles também acabam entendendo que pode haver uma dificuldade na hora de conseguir comida se tiver que disputar com outros animais.

Confira algumas dicas de como ajudar que os animais consigam conviver uns com os outros:

Castração

Gatos castrados ficam mais calmos.Antes de entrarmos nos exercícios propriamente ditos de adestramento que podem ajudar os gatos a se tornarem mais sociáveis, os donos que enfrentam este problema precisam castrar os bichanos. Com eles castrados, eles não precisam mais ter que disputar o espaço com outros gatos, sendo que desta forma elas acabam diminuindo a agressividade.

Depois disso, existem alguns exercícios que podem ser feitos para que os bichanos consigam realmente manter mais de dois gatos no mesmo espaço:


Sociabilização

Gatos devem se acostumar com outros animais.Os exercícios de sociabilização devem ser feitos especialmente quando os gatos ainda são jovens, mas isso não significa que eles não possam também se tornar mais sociáveis quando mais velhos. Estes exercícios acabam sendo feitos realmente para que os gatos consigam conviver com outros bichanos.

Para isso, é importante incentivar que os gatos consigam brincar uns com os outros e fazer outras atividades juntos. Por exemplo, o ideal é que as pessoas tenham pratos diferentes para cada gato, isso faz com que eles não tenham que disputar espaço pela comida.

Além disso, é importante também que as pessoas não acabem dando mais atenção para um do que para outro. Tenha sempre os dois por perto.

Caso os gatos tenham surtos de agressividade durante esta etapa inicial de adaptação, não tente repreender o gato. Tente se proteger com um cobertor para não se machucar, e espere ele se acalmar.

Além disso, é muito importante que o dono consiga promover um ambiente que os gatos consigam gastar suas energias, como arranhadores e outros brinquedos.

Postado em .


Pela Web

Comentários