Alguns comportamentos dos cães de estimação acabam deixando alguns donos com um pouco de vergonha, principalmente quando envolve pessoas estranhas, que não estão acostumada com o comportamento do animal. Um deles é o hábito que alguns cachorros possuem de latir para qualquer pessoa estranha que entre no seu ambiente ou que fique nas proximidades.

Saiba o que fazer quando o seu cachorro late para as visitas

Geralmente quando a pessoa mora em um apartamento o problema costuma surgir quando alguém entra na casa do anfitrião, mas para algumas pessoas que moram em casas, nem mesmo o fato de algum vizinho conversar do lado de fora do pátio é perdoado.

O que significa este latido

Na maioria dos casos este latido significa que o cachorro não está contente com a presença de um estranho nas proximidades. São raros os cães que latem por estarem querendo apenas chamar a atenção das pessoas que estão por ali. Eles querem demonstrar para o desconhecido que aquele terreno tem dono.

Mesmo aqueles cães que não são ferozes, ou seja, que não vão morder a pessoa, acabam latindo para demonstrar a sua insatisfação. Este estranho pode representar, no ponto de vista do cão, uma ameaça a seu próprio espaço ou ao seu dono.

Para resolver o problema os donos dos cães devem tentar alterar este padrão de comportamento com alguns exercícios que podem ser feitos em casa, sem a ajuda de um profissional. Mas para os casos mais graves, onde o animal costuma atacar as pessoas que chegam na sua casa, o ideal é contar sempre com a ajuda profissional de um adestrador.

Condicionando o comportamento do cão

Saiba o que fazer quando o seu cachorro late para as visitas

Uma dica interessante que pode dar certo é tentar condicionar o comportamento do animal para que ele associe a presença de alguém estranho com algo que seja positivo para ele. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Assim que chegar alguém diferente na sua casa, prenda o seu cachorro. Convide a pessoa para entrar e depois de alguns minutos solte o animal.
  • Deixe ele cheirar a pessoa e peça para o seu convidado simplesmente ignorar a presença do cão.
  • Depois de um tempo, espalhe alguns petiscos em volta da pessoa e deixe o animal se aproximar e pegar a comida.
  • Repita o exercício com diferentes pessoas.

Desta forma, o cão poderá começar a associar a presença de alguma pessoa estranha a uma experiência positiva para ele, deixando de latir e passando a ter um comportamento mais tranquilo. Para começar, é recomendado que o exercício seja feito com pessoas da mesma família.

Já para os cães que costumam latir para chamar a atenção do dono ou dos convidados, a dica é tentar distrair ele com outra coisa. Deixe alguns brinquedos próximo a porta e tentar fazer com que ele brinque quando chega alguém diferente, desviando o seu foco de atenção.