Por Rodrigo Duarte

publicado em Adestramento

Alguns comportamentos dos cães de estimação acabam deixando alguns donos com um pouco de vergonha, principalmente quando envolve pessoas estranhas, que não estão acostumada com o comportamento do animal. Um deles é o hábito que alguns cachorros possuem de latir para qualquer pessoa estranha que entre no seu ambiente ou que fique nas proximidades.

Saiba o que fazer quando o seu cachorro late para as visitas

Geralmente quando a pessoa mora em um apartamento o problema costuma surgir quando alguém entra na casa do anfitrião, mas para algumas pessoas que moram em casas, nem mesmo o fato de algum vizinho conversar do lado de fora do pátio é perdoado.

O que significa este latido

Na maioria dos casos este latido significa que o cachorro não está contente com a presença de um estranho nas proximidades. São raros os cães que latem por estarem querendo apenas chamar a atenção das pessoas que estão por ali. Eles querem demonstrar para o desconhecido que aquele terreno tem dono.

Mesmo aqueles cães que não são ferozes, ou seja, que não vão morder a pessoa, acabam latindo para demonstrar a sua insatisfação. Este estranho pode representar, no ponto de vista do cão, uma ameaça a seu próprio espaço ou ao seu dono.

Para resolver o problema os donos dos cães devem tentar alterar este padrão de comportamento com alguns exercícios que podem ser feitos em casa, sem a ajuda de um profissional. Mas para os casos mais graves, onde o animal costuma atacar as pessoas que chegam na sua casa, o ideal é contar sempre com a ajuda profissional de um adestrador.

Condicionando o comportamento do cão

Saiba o que fazer quando o seu cachorro late para as visitas

Uma dica interessante que pode dar certo é tentar condicionar o comportamento do animal para que ele associe a presença de alguém estranho com algo que seja positivo para ele. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Assim que chegar alguém diferente na sua casa, prenda o seu cachorro. Convide a pessoa para entrar e depois de alguns minutos solte o animal.
  • Deixe ele cheirar a pessoa e peça para o seu convidado simplesmente ignorar a presença do cão.
  • Depois de um tempo, espalhe alguns petiscos em volta da pessoa e deixe o animal se aproximar e pegar a comida.
  • Repita o exercício com diferentes pessoas.

Desta forma, o cão poderá começar a associar a presença de alguma pessoa estranha a uma experiência positiva para ele, deixando de latir e passando a ter um comportamento mais tranquilo. Para começar, é recomendado que o exercício seja feito com pessoas da mesma família.

Já para os cães que costumam latir para chamar a atenção do dono ou dos convidados, a dica é tentar distrair ele com outra coisa. Deixe alguns brinquedos próximo a porta e tentar fazer com que ele brinque quando chega alguém diferente, desviando o seu foco de atenção.