Fofuxo.com

Como usar a palavra 'Não' corretamente

A palavra não pode ser poderosa na hora de adestrar e ensinar os cães.

A palavra “não” é muito poderosa quando utilizada de forma correta para passar alguns ensinamentos para os cães e também para colocar limites no seu amigo. Na verdade, esta é uma palavra que acaba sendo dita naturalmente quando ele faz alguma coisa que não deve. Por exemplo, quando o cachorro está mordendo algum móvel, a primeira reação da maioria das pessoas é dizer que ele não deve fazer isso.

Como usar a palavra 'Não' corretamente

Mas o problema é que nem sempre a palavra “não" funciona com os cachorros. Muito pelo contrário, em alguns casos parece que ele continua fazendo a mesma coisa quando escuta a palavra. Isso porque, para os cães, “não” significa apenas um conjunto de sons. A palavra precisa estar relacionada com ações, para que elas possam ser interpretadas pelo cachorro.

O significado do 'não'

O cão deve aprender o significado do não. Antes de mais nada, é preciso deixar claro para os donos e também para os cães que o significado da palavra “não” não pode ser apenas uma bronca ou um xingamento. Na verdade, o “não” deve significar sempre um alerta. O dono está avisando para o seu cachorro que ele não pode ou que ele não vai conseguir fazer alguma coisa que ele está querendo.

O cachorro só vai aprender o que realmente significa o não quando as pessoas mostram na prática isso. E este aprendizado deve ser feito com alguns exercícios de adestramento. Por exemplo, a pessoa segura um petisco enquanto o cachorro está tentando pegar. Basta segurar ele em um local que o cachorro não vai conseguir pegar e depois disso fale não, para que ele entenda que o não significa algo que ele não pode ter.

A partir do momento que os cachorros não tentarem mais pegar os petiscos, então eles poderão ser recompensados. Mas é importante que as pessoas continuem falando não para que realmente seja fixada esta palavra na mente do cão. Estes exercícios devem ser feitos constantemente, até que o cachorro realmente consiga entender o que o não significa.

Treinando o 'não'

O cachorro não pode associar  não apenas como uma bronca.Depois que o cachorro seja treinado o suficiente para aprender o “não”, é importante que o dono realmente consiga manter aquilo que foi treinado. Isso porque é muito comum a chamada banalização do “não”. A palavra não pode ser dita todo o tempo, o cachorro precisa entender que o “não” é utilizado apenas para algumas situações específicas.

Confira algumas dicas para que o cachorro realmente consiga aprender e manter o significado do “não”.

Por exemplo, é importante que o “não” seja utilizado apenas antes do cachorro fazer alguma coisa errada, e não depois que já fez. Por exemplo, se o cachorro está em cima do sofá, apenas mande ele sair. Agora, se o cão está prestes a pular para cima do sofá, neste caso é possível falar “não” para ele.

Cuidado também para não falar outras palavras junto com o “não”. É muito comum que os donos falem “não” juntamente com o nome do cachorro, mas isso faz com que ele também comece a relacionar o seu nome com algo negativo.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários