Fofuxo.com

Evitando acidentes com os felinos

Os gatos devem ser acostumados com um tipo de liberdade monitorada para evitar maiores problemas.

As pessoas que possuem gatos em casa ou no apartamento já sabem que estes animais exigem alguns cuidados para que eles não se metam em encrencas. Afinal de contas, o espírito felino realmente é aventureiro. Ele não gosta muito de ficar em casa, principalmente quando não são castrados. E até mesmo dentro de casa eles adoram ficar explorando os locais onde eles não deveriam estar.

Evitando acidentes com os felinos

Este é o espírito do gato, e é muito complicado tirar isso dos animais. Mesmo quando ele é castrado, é necessário tomar alguns cuidados para evitar que este espírito aventureiro dos gatos causem acidentes. E apesar de muitas pessoas acreditarem que seja impossível colocar limites os gatos, na verdade pode ser uma tarefa difícil mas não impossível.

Impondo limites

Gatos devem ter limites. Os motivos dos donos dos gatos em colocar limites em seus gatos são vários. Quando um felino saí durante a noite para suas visitas noturnas na vizinhança, existe a possibilidade do gato voltar com algumas doenças. Além disso, corremos o risco também do gato nem sequer voltar para casa, já que diversos acidentes podem acontecer com o seu animal de estimação enquanto ele estiver passeando. E os gatos domésticos acabam não tendo os reflexos são tão bons quando seus parentes selvagens.

Vale lembrar também que os gatos possuem temperamentos completamente diferentes dos cachorros. Eles não conseguem enxergar nos humanos um líder, e sim uma pessoa do seu convívio social. Portanto, o adestramento de gatos sempre será muito mais complicado do que os de cães. Além disso, tentar retirar completamente a liberdade dos felinos vai totalmente de encontro a natureza do gato, e isso poderá causar problemas no animal.

Coleiras

Coleiras devem ser utilizadas com cuidado em gatos.

Um método bastante polêmico de impor limites ao seu gato está relacionado ao uso de coleira. Determinadas correntes de especialistas são a favor, mas a grande maioria dos veterinários não recomendam que as pessoas coloquem coleiras nos seus gatos. E claro que ele pode ter uma coleira de identificação, mas nunca com o objetivo de deixar ele preso.

O gato deve ficar livre dentro do espaço, mas este espaço pode ser limitado. Por exemplo, é de fundamental importância para as pessoas que moram em apartamentos a utilização de redes nas janelas para evitar que eles tentem sair por este local. Mas a rede também pode ser utilizada em casas, uma forma de manter um limite mas sem confinar completamente o gato.

Quando o gato ainda é jovem, este espaço deve ser reduzido. Caso a pessoa queira dar um passeio com o seu felino, a coleira pode ser utilizada, mas este passeio dificilmente será efetivo. A dica mesmo é deixar o felino livre dentro de um espaço limitado. 

Postado em .


Pela Web

Comentários