Este é um sonho para muitos donos de cães, e complexo de se realizar, mas não impossível. Desde a chegada do filhote, surge esta vontade, principalmente quando vemos aquele dono na rua com seu cão caminhando ao seu lado, sem coleiras e de forma confortável, você pensa que um dia conseguirá este feito, mas as coisas caminham de uma forma um pouco diferente.

Dicas para passear com o seu cachorro sem coleira

Alguns empecilhos

É difícil existir um tipo de cão que saiba atravessar a rua, o que normalmente acontece apenas quando o cão é vira latas, pois aprendem na marra a lutar por sua sobrevivência do que por diversos fatores ficam mais espertos, malandros e conseguem inclusive sobreviver a qualquer ambiente pois aprendem com sua necessidade.

Os cães de raça não passam por tantas experiências assim, convivem com seus donos na sua casa e estão bem protegidos da selva urbana que existe fora. O que não significa que o cão de raça não possa atravessar uma rua, existem alguns deles que aprendem sim, mas são uma raridade.

Como auxiliar o cão a andar sem guia na rua?

Dicas para passear com o seu cachorro sem coleira

Se você precisa que o cão ande sem guia pela rua, é importante que ele esteja em perfeita harmonia com seu dono, e ambos precisam se conhecer muito bem. Geralmente o que ocorre é que o cão tenta assumir a liderança da matilha, e assim não se arremessa na rua e nem tenta conduzir o passeio, segundo o líder que irá determinar onde eles irão e que velocidade.

O trabalho deve ser realizado por toda a vida do cão, onde ele irá estabelecer a sua relação de liderança e obediência sobre o animal. Após passar diversas etapas de educação com o cão e o conhecer, irá saber o melhor momento de o colocar na rua sem uma guia.