Fofuxo.com

Dicas gerais para cuidar dos gatos filhotes

Gatos filhotes precisam de alguns cuidados durante sua criação para se tornarem adultos fortes e saudáveis.

Não é tão difícil assim cuidar de gatos quando eles são filhotes, mas pode ser uma tarefa um tanto quanto assustadora para marinheiros e marinheiras de primeira viagem. Afinal de contas, gatos parecem seres muito frágeis quando filhotes, mais do que os cães. É importante que as pessoas estejam atentas as necessidades dos nossos amigos quando estão nos seus primeiros meses de vida.

Dicas gerais para cuidar dos gatos filhotes

Confira algumas dicas gerais para conseguir criar gatos saudáveis:

Alimentação

O gato precisa mamar, pelo menos, até completar um mês de vida, sendo que o ideal é que ele faça isso diretamente na sua mãe. Quando isso não for possível, será necessário alimentar ele com leite, com uma mamadeira. A alimentação deve acontecer entre três e quatro vezes por dia. O leite que será oferecido aos gatos pode ser o mesmo ingerido pelos humanos, sem problemas.

Os gatos também possuem uma série de restrições em relação a alimentação, sendo que toda mudança deve ser gradual. Portanto, quando for começar a oferecer ração, por exemplo, o ideal é começar molhando a ração no leite, aos poucos, até que o animal realmente consiga comer a comida seca.

Liteira

O gato filhote geralmente aprende onde é o local certo para fazer suas necessidades. É importante deixar sempre a liteira bastante limpa. Caso o filhote tenha dificuldades em conseguir encontrar o local correto para fazer suas necessidades, existem alguns produtos químicos que são vendidos em pet shops e que podem ajudar.

Hora de dormir

Gato precisa de um lugar confortável para dormir.

Os gatos estão acostumados sempre a dormirem em locais mais confortáveis possível. Portanto, compre uma cama para ele e acostume desde filhote dizendo que aquele é seu lugar de dormir. Caso contrário, será muito comum encontrar o bichano dormindo em cima da cama ou do sofá, sendo que este comportamento poderá trazer alguns problemas no futuro.

Hora de brincar

Os gatos filhotes vão brincar com qualquer coisa que eles virem pela frente, por isso sempre é muito recomendado deixar uma grande quantidade de brinquedos próprios para gatos em um local da casa. Isso vai reduzir um pouco as chances que ele brinque com alguma coisa que não deva, apesar de continuar existindo uma boa probabilidade de que isso aconteça mesmo assim.

Outro objeto importantíssimo que deve estar presente por perto desde os primeiros anos do filhote são os arranhadores. Assim, o gato vai conseguir acostumar desde o início, diminuindo o risco assim que ele utilize o seus móveis para afiar suas garras.

Saúde

Cuidado com as vacinas dos gatos.

Não esqueça sempre de manter as vacinas e também as consultas regulares com o seu veterinário em dia. Desta forma, este profissional vai conseguir ajudar sempre que estiver acontecendo alguma coisa diferente com  bichano e que assuste ou incomode o dono. 

Postado em .


Pela Web

Comentários