Por Rodrigo Bueno

publicado em Adestramento

Passear com os cachorros deve ser um momento tranquilo e de prazer, tanto para o pet quanto para os humanos. Mas, para muitos cães, este é um momento de ansiedade, uma vez que os cachorros costumam esperar por muito tempo, durante boa parte do dia, para finalmente conseguir sair para rua, fazer suas necessidades e extravasar a energia acumulada.

Dicas para ensinar o cachorro a não puxar a guia durante o passeio

Um dos principais efeitos que essa ansiedade do animal acaba tendo no passeio de uma forma geral é a falta de controle do cão, que passa a puxar muito a guia, podendo se machucar e correndo até mesmo o risco da coleira se soltar e o cão ficar solto em uma rua movimentada. Diante disso, é muito importante controlar essa ansiedade.

Confira algumas dicas para ensinar os cachorros a não puxar a guia durante os passeios:

Treine em um ambiente fechado

Para os cães que são muito ansiosos por natureza, é importante preparar o cachorro para estes momentos de passeio. Neste caso, pode ser importante colocar a guia e a coleira e simular passeios dentro de um ambiente fechado e controlado. Durante este treino, as pessoas também podem começar a ensinar os cachorros a obedecer determinados comandos orais que vão ajudar a controlar o cão.

Mantenha uma postura de controle

Dicas para ensinar o cachorro a não puxar a guia durante o passeio

É importante que o cachorro sinta segurança e controle de parte do humano que está levando ele para passear. Por conta disso, as pessoas devem sempre segurar a guia de uma forma firme, sem ficar soltando o tempo inteiro. Também é importante não gritar com o cachorro durante os passeios, pois isso pode apenas deixar eles mais ansiosos.

Somente conduza o cachorro

Durante o passeio, é muito importante que as pessoas adotem uma postura na qual ela vai apenas conduzir o cão durante o caminho, e não vai puxar ou arrasar o pet para cima ou para baixo. Também é importante segurar a guia da forma correta, sendo que a melhor forma é segurar com as duas mãos, uma na alça de apoio e a outra sustentando a guia.

Mantenha uma rotina

Se o cachorro manter uma rotina constante de passeios, ele vai conseguir entender melhor o momento no dia no qual o mesmo vai acontecer. Além disso, é importante também que isso faz com que ele não acumule uma grande quantidade de energia.