Treinamentos de pets, especialmente de cachorros, são comuns. Afinal de contas, as pessoas estão sempre querendo ensinar novos truques para os seus cães. Além disso, a os cães, especialmente devido a sua proximidade com os humanos, acabaram aprendendo muito sobre o comportamento das pessoas, o que acaba ajudando especialmente na hora em que eles precisam aprender coisas novas.

Existem diversas formas de treinar um cachorro, sendo que alguns métodos se utilizam de planos como recompensas e brincadeiras, enquanto que outros acabam focando em programas mais aversivos, se utilizando mais de broncas para condicionar o comportamento dos animais de estimação.

Dicas para educar o cachorro sem traumatizá-lo

Mas esta segunda forma de treinar os cachorros pode acabar trazendo uma série de problemas, que podem inclusive fazer com que tudo o que o cachorro aprendeu ao longo de alguns meses não sirva para nada.

Uma pesquisa feita pela Universidade do Porto, em Portugal, cachorros que recebem muitas broncas durante os treinamentos passam a apresentar sinais de nervosismo e pessimismo, que se mostram em níveis bastante elevados quando comparados com os animais de uma foirma geral. Além disso, os cachorros que são treinados dessa forma acabam tendo níveis elevados de cortisol, que pode ser considerado como o hormônio do estresse.

Com base nessa pesquisa, foram encontradas algumas formas de treinamento que podem ser consideradas como mais saudáveis para os animais de estimação. Confira alguns deles:

Incentivo com petiscos

Essa é uma excelente forma de condicionar o comportamento dos cachorros com base em um cuidado que as pessoas possuem com eles, uma vez que alimento é considerado como fundamental para qualquer animal e ser vivo. Mas, a dica é se utilizar apenas dos petiscos mais saudáveis e naturais.

Utilizar voz de comando sem bronca

Dicas para educar o cachorro sem traumatizá-lo

Falar de forma assertiva com os cachorros, com uma voz firme, é muito diferente do que sair dando bronca e xingando o animal. Uma outra forma de chamar a atenção dele sem xingar ou gritar é bater palmas.

Carinho também é recompensa

Os cachorros adoram um bom carinho, especialmente dos seus donos. Por isso, mesclar este incentivo com os petiscos também é uma forma saudável de treino.