Fofuxo.com

Dicas de adestramento de cães: Exercício “Junto”

Ensine o truque de deixar o cão parado ao seu lado e impressione seus amigos e familiares.

Um dos exercícios mais comuns no adestramento de cães é o famoso “junto”, que nada mais é do que uma ordem que é dada para que o cachorro permaneça em um mesmo local, geralmente perto do dono, por um período maior de tempo. Este é um exercício muito interessante porque acaba testando os cachorros e também treinando eles para exercícios posteriores.

Dicas de adestramento de cães: Exercício “Junto”

A parte mais difícil para a maioria dos cachorros é quando ele precisa sentar e esperar por algum comando ou movimento que será feito pelo seu dono. A espera para o cão já é um grande exercício de paciência, onde realmente ele está indo de encontro a praticamente todos os seus extintos, principalmente quando ele está vendo que existe algum movimento por perto mas não consegue ir atrás para saber o que está acontecendo.

A partir deste movimento é possível conseguir que o cão faça uma série de outros movimentos relacionados ao adestramento e que podem ser pedidos em concursos do gênero.

Posição ideal

Todo o movimento que deve ser feito pelo cão deve ser indicado antes. Ou seja, ele precisa saber qual posição vai ficar quando receber determinada ordem, sendo que isso deve ser treinado antes. Geralmente, em termos de competições ou similares, os cães precisam ficar sentados ao lado do dono, olhando para frente, com o ombro encostado na perna do dono. Este ponto é considerado o ideal pela maioria das competições que avaliam a obediência do cachorro.

Inicio do treinamento

Cão deve ter paciênciaAntes de mais nada, os donos precisam mostrar estes movimentos aos cães, indicando o que está sendo esperado dele naquele momento. Para isso, o ideal é sempre utilizar, neste primeiro momento, uma guia bem firme no pescoço, mas não precisa estar apertado demais. Com a guia em fixa, o dono deve ficar firma em sua posição e puxar o cão contra si, forçando ele a ficar sentado em determinada posição.

Sempre que ele estiver colocando o cão naquela posição, é muito importante que o dono também acabe dando uma ordem sonora para ele, o famoso “Junto”. A palavra deve ser sempre a mesma para acostumar o cão. Sempre que ele tentar se movimentar antes d tempo previsto, ou tentar abaixar a cabeça para cheirar o chão, o dono deve puxar a guia e repetir a palavra de ordem para que o cachorro entenda que aquela ainda não é a hora dele fazer aquele movimento.

Sempre que o cão ficar um determinado tempo sentado na exposição que está sendo esperado, é muito importante que o dono do cachorro dê uma pequena recompensa, que pode ser um petisco feito propriamente par as cães. No início, o dono do cão deve dar os petiscos em tempos mais curtos, mas com o passar do treinamento o petisco deve ser dado em espaços maiores de tempo.

Treinamento avançado

Com o tempo, as pessoas devem começar a repetir o treinamento, mas sem a guia. Desta forma, o cachorro saberá que ele não precisa seguir as ordens apenas quando estiver com a guia, que ele pode também receber ordens em outros momentos.

É importante também que os donos cuidem o tempo que leva para o cachorro conseguir ficar parado na posição esperada ao lado do dono, e também o tempo que ele consegue ficar sentado ao lado. Estas informações realmente são importantes, especialmente quando o adestramento está sendo feito pensando em competições ou outros tipos de atividades relacionadas a avaliação.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários