Encontrar buracos no jardim ou no gramado de casa quando existe um cachorro por ali, especialmente quando eles ainda são filhotes, é algo extremamente comum. Alguns pets vão mais longe e acabam criando buracos em vasos com terra e outros locais. E este comportamento geralmente costuma desagradar os donos, especialmente aqueles que acabam investindo tempo e dinheiro para arrumar esta parte da casa.

Dicas para que o seu cão não cave buracos

Motivos

Existe um motivo que é de conhecimento de todos que é o estoque de comida. Os lobos também fazem isso até hoje, acabam criando buracos no chão e colocando ossos ou outros tipos de comida para justamente guardar para outra ocasião. E com o seu olfato eles quase sempre conseguem encontrar o alimento novamente.

No caso dos animais domésticos, algumas raças acabam tendo isso mais presente no seu DNA. Um outro motivo que leva o cachorro a cavar buracos é tentar encontrar uma temperatura mais amena, especialmente no verão quando ficam muito tempo na rua.

Outro motivo bastante comum para o cachorro fazer buracos no pátio é simplesmente para brincar e se divertir ou simplesmente por puro tédio.

Dicas de como evitar

Dicas para que o seu cão não cave buracos

O primeiro passo para conseguir evitar que o cão faça buracos no seu pátio é tentar entender o motivo que está levando ele a fazer isso. Quando eles são muito filhotes geralmente é porque eles possuem muita energia para extravasar. Neste caso, a dica mais interessante é dar alguns brinquedos para que eles possam se divertir e gastar as suas energias.

Se o cachorro está fazendo buracos nos dias mais quentes do ano, provavelmente seja para tentar encontrar um local mas fresquinho onde ele possa se sentir menos mal. A dica, neste caso, é tentar criar um ambiente na sombra para o seu animal, especialmente em uma peça que consiga bloquear um pouco a grande quantidade de raios solares característicos dos dias mais quentes.

Caso ele queira esconder alimentos, é importante evitar dar alguns tipos de comida como ossos e alimentos maiores. Se eles estiverem comendo ração, dificilmente vão querer enterrar os pequenos grãos. Caso eles estejam tentando enterrar outros objetos ou até mesmo ossos de brinquedo, então o ideal é tentar mostrar que isso não deve ser feitos, criando pequenas broncas. Uma dica é usar um jato fraco de água no seu focinho sempre que ele for pego fazendo isso.