Dicas para que o seu cão não cave buracos

Ajude o seu pequeno pet a entender que não deve sair por aí criando buracos no jardim da sua casa.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Adestramento

Encontrar buracos no jardim ou no gramado de casa quando existe um cachorro por ali, especialmente quando eles ainda são filhotes, é algo extremamente comum. Alguns pets vão mais longe e acabam criando buracos em vasos com terra e outros locais. E este comportamento geralmente costuma desagradar os donos, especialmente aqueles que acabam investindo tempo e dinheiro para arrumar esta parte da casa.

Motivos

Existe um motivo que é de conhecimento de todos que é o estoque de comida. Os lobos também fazem isso até hoje, acabam criando buracos no chão e colocando ossos ou outros tipos de comida para justamente guardar para outra ocasião. E com o seu olfato eles quase sempre conseguem encontrar o alimento novamente.

No caso dos animais domésticos, algumas raças acabam tendo isso mais presente no seu DNA. Um outro motivo que leva o cachorro a cavar buracos é tentar encontrar uma temperatura mais amena, especialmente no verão quando ficam muito tempo na rua.

Outro motivo bastante comum para o cachorro fazer buracos no pátio é simplesmente para brincar e se divertir ou simplesmente por puro tédio.

Dicas de como evitar

O primeiro passo para conseguir evitar que o cão faça buracos no seu pátio é tentar entender o motivo que está levando ele a fazer isso. Quando eles são muito filhotes geralmente é porque eles possuem muita energia para extravasar. Neste caso, a dica mais interessante é dar alguns brinquedos para que eles possam se divertir e gastar as suas energias.

Se o cachorro está fazendo buracos nos dias mais quentes do ano, provavelmente seja para tentar encontrar um local mas fresquinho onde ele possa se sentir menos mal. A dica, neste caso, é tentar criar um ambiente na sombra para o seu animal, especialmente em uma peça que consiga bloquear um pouco a grande quantidade de raios solares característicos dos dias mais quentes.

Caso ele queira esconder alimentos, é importante evitar dar alguns tipos de comida como ossos e alimentos maiores. Se eles estiverem comendo ração, dificilmente vão querer enterrar os pequenos grãos. Caso eles estejam tentando enterrar outros objetos ou até mesmo ossos de brinquedo, então o ideal é tentar mostrar que isso não deve ser feitos, criando pequenas broncas. Uma dica é usar um jato fraco de água no seu focinho sempre que ele for pego fazendo isso.