Quando se fala em adestramento de animais, especialmente dos cachorros, ainda existem muitas pessoas que ficam com um pé atrás. Existe ainda um conceito de que os cachorros precisam passar por situações complicadas, envolvendo dor e sofrimento, para que eles possam aprender alguma coisa. Além disso, ainda existem diversas informações equivocadas sobre o assunto que acabam se tornando tabus que precisam ser combatidos.

Confira alguns mitos e verdades sobre adestramento de cães

De uma forma geral, existem diversos métodos de adestramento, e nos dias de hoje não se admite qualquer tipo de maus tratos aos animais. Portanto, o processo de adestramento deve sempre seguir as orientações mais moderna sobre o assunto, que acaba dando bastante importância para a qualidade de vida dos bichinhos.

Além disso, é importante ficar de olho em algumas informações que circulam sobre este tipo de procedimento e que pode não condizer com a realidade. Confira algumas delas:

Não é possível adestrar cães mais velhos

Essa é uma mentira que acabou sendo disseminada tantas vezes que as pessoas ainda pensam se tratar de uma verdade. Os cães mais velhos podem apresentar mais dificuldade para aprender, mas isso não significa que eles não possam ser adestrados. Existem diversas técnicas que podem ser feitas justamente para adestrar os cachorros depois de uma certa idade, e todas costumam funcionar.

O adestramento pode ser feito apenas com raças mais inteligentes

Confira alguns mitos e verdades sobre adestramento de cães

É fato de que existem diversas raças de cães que, comprovadamente, se mostraram mais inteligentes para aprender determinados comandos dos humanos. Mas qualquer cachorro pode vir a ser adestrado e também vai conseguir aprender. Na verdade, cada cachorro sempre vai aprender no seu tempo. E este tempo diferente poderá ser observado até mesmo entre os cães da mesma raça.

Cachorros que são adestrados perdem sua personalidade

Este é outro mito que circula com bastante força nas redes sociais e que nada tem a ver com o que realmente acontece quando um cachorro passa pelo processo de adestramento. Os cachorros seguem mantendo suas características comportamentais, sendo que o que realmente muda é o processo de comunicação entre aquelas pessoas que estão ao seu redor e o animal.