Fofuxo.com

Como lidar com as mordidas de cães filhotes?

Confira algumas dicas para saber lidar com esta “brincadeira” dos filhotes.

Quem possui um cão filhote sabe que não é fácil ficar parado perto deles. Até mesmo porque eles dificilmente ficam parados. Os cães jovens estão sempre brincando, sendo com outros animais ou sendo com o próprio dono. E uma das brincadeiras prediletas dos cachorros quando são mais novos é ficar dando mordidinhas no seus donos ou em outros cachorros que estão por perto. E isso faz com que algumas pessoas acabam ficando com suas mãos todas machucadas e arranhadas.

Como lidar com as mordidas de cães filhotes?

O problema acontece principalmente quando estes filhotes pertencem a raças que não são tão pequenas assim. E o que pode começar com uma simples brincadeira pode começar a incomodar na medida que o cão não tem como ficar medindo duas forças sempre que vai morder o seu dono apenas de brincadeira. Mas veterinários e especialistas dão algumas dicas que podem resolver este problema relacionado ao comportamento dos cães filhotes.

Entendendo os filhotes

Antes de mais nadas, os donos dos cachorros precisam se esforçar um pouco para conseguirem entender melhor os seus amigos. Afinal de contas, não dá para simplesmente pegar um dia e começar a brincar com ele e no outro simplesmente dizer que ele não pode mais brincar daquela forma. É necessário entender porque ele está tendo aquele tipo de comportamento. Além disso, é muito importante que os donos ofereçam alternativas para que o cão possa fazer o que está querendo fazer, e não simplesmente restringir as ações ou movimentos do seu amigo. É necessário realmente

É importante entender o que o filhote precisa.

Geralmente um cão filhote é muito mais ansioso do que um cachorro adulto, e consequentemente as pessoas também devem entender que o cão precisa aliviar esta ansiedade. Nada melhor para isso do que oferecer e ensinar eles a mastigar objetos e brinquedos que sejam específicos para este fim. Desta forma, ele não vai querer ficar mordendo o tempo todo a mão do dono e nem mesmo ficar mordendo os móveis da pessoa. A dica é sempre presentear o animal com objetos de diferentes tamanhos e texturas. Ele com certeza vai acabar gostando mais de um ou de outro.

Dando atenção

Cachorros que são filhotes também precisam chamar atenção dos seus donos. Quando ele faz coisas como morder a mão da pessoa, ele invariavelmente está chamando a atenção da pessoa, de uma forma ou de outra. Mas quando ele está mordendo algum brinquedo no cantinho, sem fazer muita bagunça, as pessoas acabam não dando muita atenção para o cachorro, e desta forma ele pode se sentir rejeitado.

Portanto, não esqueça de brincar com ele quando ele também está fazendo alguma coisa deste gênero. Além disso, é importante também que o dono incentive os cachorros dando alguns petiscos para que ele saiba que está fazendo a coisa certa.

Repreensão

Repreender o filhote é preciso de vez em quando.

Em último caso, quando o dono do cachorro realmente está se sentindo incomodado com as mordidas que ele costuma dar, é necessário repreender o cão. Mas isso só deve ser feito depois que a pessoa conseguir garantir que o cachorro conta com alternativas para brincar. Para isso, faça alguma coisa que cause uma sensação de desconforto no cão assim que ele morder, e repita sempre a palavra “não” para ele. 

Postado em .


Pela Web

Comentários