O momento do passeio pode ser considerado como a hora mais esperada pela grande maioria dos cães, especialmente aqueles que ficam muito tempo dentro de um espaço pequeno, como um apartamento ou até mesmo uma casa sem pátio.

São diversas atividades que acabam sendo feitas pelo cão durante sua caminhada. Muitos deixam para fazer suas necessidades apenas quando está caminhando pela rua. Além disso, este é o momento em que ele pode gastar um pouco de toda a energia que ele acumula ao longo do dia. Também é a hora em que ele costuma se deparar com novos cheiros e sociabiliza com outros cães e humanos.

5 Dicas para facilitar o passeio com cachorro

Mas nem sempre a hora do passeio é um momento tranquilo, tanto para o cão quanto para o humano. Confira 5 dicas para deixar este momento perfeito:

Mantenha o cão sempre calmo

Um dos passos mais importantes para assumir o controle da situação no momento do passeio é manter o cachorro calmo desde o começo. O controle da ansiedade é importante, e pode ser alcançado com pequenas atitudes. Se o cão fica agitado quando o dono pega a coleira, então coloque apenas quando ele fica mais calmo. O mesmo vale para o momento da saída.

Não perca o papel de condutor

5 Dicas para facilitar o passeio com cachorro

O humano sempre deve ser o condutor do passeio, e nunca o contrário. Portanto, a pessoa deve direcionar sempre o cachorro para o caminho que ele vai seguir. Jamais deixar o cachorro puxar e nem decidir onde ele vai sozinho.

Diversifique as atividades

De vez em quando, uma dica interessante é tentar inserir outros elementos e outras atividades durante o passeio. Parar para brincar com ele, fazer com que ele sociabilize com outros cães, conversar com o cão... tudo isso torna o momento mais prazeroso para ambas as partes.

Incentive os instintos

Alguns comportamentos dos cães nunca devem ser reprimidos. O latido na rua, por exemplo, deve ser liberado. A marcação de territórios também. Isso ajuda a deixar claro que é neste espaço que o cão pode fazer essas coisas, e não dentro de casa ou do apartamento, por exemplo.

Crie uma rotina

Ao mesmo tempo que os elementos surpresas são interessantes durante o passeio, a rotina também é. Manter as caminhadas sempre no mesmo horário ajuda o animal a se acostumar com isso.