Por Rodrigo Bueno

publicado em Adestramento

Todos os cachorros são plenamente capazes de aprender comandos e determinados padrões de comportamento ao longo da sua vida. Mas é fato que alguns dos pets que pertencem a determinadas raças aprendem de uma forma muito mais fácil do que outros. E isso está diretamente relacionada as suas características comportamentais, que foram sendo moldadas ao longo do seu processo de evolução.

Confira algumas das raças que conseguem aprender mais rapidamente:

Golden Retriever

4 raças de cachorro fáceis de adestrar

A raça que aparece quase sempre na lista dos preferidos das pessoas também pode ser considerado como um dos mais inteligentes, portanto aprendem com facilidade e podem reproduzir uma série de padrões de comportamento. Além disso, essa é uma raça que também conta com algumas outras características, como leal, protetor e inteligente. Geralmente é uma das raças mais utilizadas nas quais é preciso contar com o controle do cão.

Pastor de Shetland

4 raças de cachorro fáceis de adestrar

Originalmente este é um cachorro que foi criado para funções de pastoreio, ou seja, para que ele fosse útil para controlar as ovelhas e outros animais. Com isso, ele aprendeu a escutar os donos e fazer uma série de tarefas. Mas para que ele consiga realmente repetir as tarefas como esperado é preciso começar o trabalho de sociabilização desde cedo, especialmente para que ele aprenda a conviver com outros animais.

Doberman

4 raças de cachorro fáceis de adestrar

Essa é uma raça que ainda é muito temida, já que eles costumam ser utilizados como cães de guarda. Mas o fato é que ele também é muito obediente, aprendendo não apenas a defender territórios, mas também como se portar nas mais variadas situações. Uma das suas principais características é o fato dele ter uma excelente memória.

Pastor Alemão

4 raças de cachorro fáceis de adestrar

Outro cão tão inteligente que costuma ser uma das primeiras opções de escolha por forças policiais. Isso porque ele consegue aprender rapidamente e ainda possui força e agilidade, o que acaba sendo muito importante para que eles consigam desempenhar as mais variadas tarefas físicas.