O adestramento é nada mais do que um conjunto de lições ensinadas aos cães de uma forma efetiva, com base em como eles conseguem entender e estabelecer uma comunicação com os humanos. Mais do que simplesmente ensinar alguns truques, o adestramento pode ser muito interessante para sociabilizar um cão.

3 dicas para começar a adestrar os cachorros

Muitos donos reclamam que seus cães acabam não tendo um limite muito claro em relação ao que podem e ao que não podem fazer. Mas, na grande maioria dos casos, a culpa acaba sendo dos humanos, que não consegue estabelecer os limites claramente para os cães nos seus primeiros meses de vida ou logo quando eles acabam indo para o novo lar.

Algumas raças, devido as suas características genéticas, acabam tendo mais energia, ou acabam sendo mais teimosas, ou ainda possuem uma tendência a agressividade. E todas estas características podem acabar sendo amplificadas a partir de um comportamento moldado por problemas em relação as regras estabelecidas.

Portanto, todos os cachorros podem passar por processos de adestramentos. Apesar de ser recomendado que eles sejam feitos com profissionais, alguns passos nesta caminhada podem ser dados pelos próprios donos dos cães. Confira 3 dicas para começar a adestrar o seu dog.

Passe segurança

O primeiro passo em qualquer adestramento é passar segurança para o animal. E isso pode ser feito de diversas formas, vai depender do que o cachorro costuma fazer com o seu dono. O ideal é iniciar com uma brincadeira ou com afagos, para que o cachorro tenha sua atenção no dono.

Inicie pelos comandos básicos

3 dicas para começar a adestrar os cachorros

O adestramento deve ser realizado a partir dos comandos básicos que ensinados para os cachorros. Estes comandos podem ser repassados das mais variadas formas. O ideal é que se comece com os mais simples e conhecidos: SENTA, DEITA e FICA. Depois disso, reforce os comandos, sempre pedindo para que eles sigam alguma dessas orientações antes de pedir outra coisa.

Controle os impulsos

Um dos impulsos mais fortes para um cachorro é em relação a comida. O instinto dele sempre vai fazer com que ele vá com tudo para cima do alimento. Por isso, fazer com que ele espere para comer e tenha mais controle nesta hora vai ajudar em outros aspectos da vida do pet também.