Fofuxo.com

Saiba como é realizado um check up canino

Procedimento pode diagnosticar doenças e problemas antes que eles efetivamente aconteçam.

O Check up é um conjunto de exames realizados em um determinado paciente que tem como principal objetivo entender saber efetivamente quais são as suas condições de saúde, tentando antever possíveis problemas que podem acabar se transformando em um sério problema se não for tratado com antecipação.

Saiba como é realizado um check up canino

O procedimento, criado originalmente pensando nos humanos, hoje em dia também é feito em animais de estimação, especialmente nos cães. Assim como acontece com as pessoas, o pet passa por uma série de exames e procedimentos que permitem com que o veterinário consiga entender quais são as condições de saúde do animal e tentar antever o surgimento de alguma possível doença.

Quando fazer um check up

De acordo com os veterinários, o check up canino é muito recomendado para cães que estão acima dos 8 anos de idade. A partir deste momento eles já podem ser considerados idosos, com uma queda na efetividade do seu metabolismo como um todo, o que acaba ocasionando o surgimento de algumas doenças.

Este conjunto de exames pode ser feito uma vez por ano, caso não seja encontrado nenhuma doença ou possível problema de saúde que possa se agravar em um período próximo.

Por que fazer o check up?

O principal objetivo deste conjunto de exames e procedimentos é tentar descobrir alguma possível doença ou problema de saúde que o animal já está desenvolvendo ou que possa vir a desenvolver. Muitas doenças sérias começam a surgir sem que apareçam os sintomas aparentes. Em alguns casos, quando os sintomas aparecem, pode ser tarde demais.

Saiba como é realizado um check up canino

Existem diversas doenças que podem ser detectadas com um check up, como é o caso da diabetes, da insipiência renal, dentre outras. O conjunto de exames também permite ao veterinário checar se existe algum parasita presente no organismo do animal que possa ocasionar algum problema mais grave de saúde.

Como é feito o check up canino?

O checkup canino é feito em cães a partir de uma série de exames e procedimentos, portanto ele deve ser realizado apenas em locais que tenham todos os equipamentos para a realização dos exames. Geralmente são hospitais veterinários ou clínicas veterinárias que sejam bem equipadas que oferecem estes serviços.

Nos casos dos cães, este procedimento deve levar no máximo um dia, já que muitos problemas podem ser detectados apenas com um exame de sangue. Existe ainda uma variedade de outros exames realizados, como ecocardiografia, endoscopia, rio-x, dentre outros.

Postado em .


Pela Web

Comentários