Fofuxo.com

Saiba mais sobre o Agility

Esporte pode ser praticado por donos e animais e acaba criando um laço melhor entre homens e animais.

A grande maioria dos cachorros gostam muito de estar sempre em movimento, principalmente quando ainda são mais jovens e cheios de energia. Mas existem algumas raças que acabam tendo mais energia para ser gasta. E uma excelente alternativa para que os donos consigam manter uma vida agitada ao lado do seu amigo é praticar alguns esportes, como é o caso do Agility.

Saiba mais sobre o Agility

Este esporte foi desenvolvido especialmente pensando nos cachorros, com o objetivo de explorar algumas particularidades apresentadas por cachorros, principalmente a possibilidade de se realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, além da velocidade ou da agilidade que grande parte das raças de cachorros possuí.

O esporte surgiu oficialmente pela primeira vez no ano de 1978, sendo que de acordo com os registros oficiais, o esporte surgiu na Inglaterra. O esporte foi apresentado durante uma feira de exposição de cães, uma das maiores da Europa.

Percurso

A origem do esporte foram as provas hípicas. Assim como provas e esportes que exigem que os cavalos enfrentem uma série de diferentes obstáculos, aqui os cachorros também precisam passar por uma série de obstáculos que são colocados em um determinado percurso. Para conseguir sair do campo de provas como vencedor o cachorro precisa pular uma série de obstáculos no menor tempo e também com a menor quantidade de faltas.

Agility

Durante todo o trajeto os donos dos animais podem conduzir a ação do cão, mas sem nunca tocar no animal. Ou seja, através de palavras de comando o dono deve demonstrar que consegue ter pleno controle do animal. Além disso, durante a prova não é permitido que o dono dê qualquer tipo de petisco ou usar guias durante o trajeto.

Começando no esporte

Existem algumas raças que são mais comuns de serem encontradas nas competições oficiais de Agility, mas vale ressaltar que qualquer raça de cão pode ser adestrada e criada para se divertir no esporte, ainda mais quando o objetivo do dono é apenas passar um tempo a mais com o seu cachorro, sem querer entrar na competição propriamente dita.

De acordo com os especialistas, a partir dos seis meses de idade o cachorro já pode começar a ser treinado. Até mesmo cachorros que moram em apartamento podem ser treinados para passar um tempo livre em um ambiente onde realmente será possível gastar energia correndo e pulando os obstáculos. 

Postado em .


Pela Web

Comentários