Fofuxo.com

Saiba mais sobre o nariz rosa dos cães

Cor é considerada normal mas donos devem ter atenção com possíveis machucados que podem surgir.

A grande parte dos cães possuem a ponta do seu nariz, que também é chamado de trufa, totalmente preto. Mas não é incomum encontrarmos também os cães que possuem esta parte do focinho com manchas rosa. Trata-se de um diferença na pigmentação do focinho do animal. Mas alguns donos podem achar que trata-se de algum problema de pele ou de saúde.

Saiba mais sobre o nariz rosa dos cães

Podem ficar tranquilos, já que esta é uma característica considerada perfeitamente normal em nossos amigos caninos.

Trocando de cor

Saiba mais sobre o nariz rosa dos cãesNa grande maioria dos casos, os cães que possuem o nariz rosa nas pontas não possuem esta característica desde a sua nascença. Na verdade, eles começam com o nariz bem preto, mas em determinados momentos da vida do cão este nariz pode perder um pouco da coloração natural e ficar mais rosinha.

O caso mais comum de época nas quais os cães acabam perdendo a cor natural do nariz, deixando de ficarem totalmente preto, é durante o inverno. Nestes casos a cor natural acaba retornando ao nariz do animal com a proximidade do verão. Algumas raças acabam apresentando este tipo de característica genética, como é o caso do Labrador Retriever, Golden Retriever, Boiadeiro Bernês e o Husky Siberiano.

Um outro momento no qual o cachorro acaba perdendo a coloração natural do nariz, e deixando de ficar totalmente e preto e apresentando estas manchas mais rosas é quando eles vão envelhecendo. Neste caso, isso acontece porque conforme os anos vão passando os cães vão produzindo menos a enzima chamada Tirosinase, que é a responsável pela produção do pigmento.

Em alguns casos os cachorros quando ainda são filhotes também apresentam o nariz mais rosado, sem parecer com a coloração que ele fica normalmente quando atingem a vida adulta.

Doenças

Existem alguns poucos casos nos quais o nariz rosa dos cachorros podem representar algum tipo de problema ou doença. Uma das doenças que pode ser motivo para a despigmentação do nariz é o vitiligo. Mas nestes casos os cães também costumam apresentar manchas brancas pelo corpo inteiro.

Além disso, alguns veterinários acreditam que a falta de pigmentação no nariz do animal pode levar a alguns problemas como o câncer de pele. Neste caso, é recomendado aos donos que tentem proteger ao máximo a área sem pigmento preto da ação dos raios ultravioletas, da mesma forma como acontece com o ser humano. Os donos podem aplicar camadas de protetor solar nesta parte do nariz. 

Postado em .


Pela Web

Comentários