Fofuxo.com

Saiba mais sobre o focinho seco dos cães

Será que realmente o focinho seco nos cães é final que ele está com febre?

Normalmente os cães estão sempre com o focinho úmido ou molhado. Esta é uma característica inerente a praticamente todas as raças de cães. Portanto, quando o cachorro apresenta o focinho seco a grande maioria dos donos já pensam que pode ser algum problema relacionado a temperatura corporal do animal. Febre é um dos primeiros pensamentos dos donos que são mais preocupados com a saúde do seu animal.

Saiba mais sobre o focinho seco dos cães

Mas antes de sabermos se realmente o focinho seco dos cães podem representar algum problema mais grave de saúde, é importante entendermos porque o cachorro acaba tendo este focinho mais molhadinho.

Lágrimas e lambidas

Uma coisa que a maioria das pessoas não conseguem perceber com tanta facilidade é que os cães estão quase sempre lacrimejando. Eles acabam produzindo muito mais lágrimas do que realmente precisam para umedecer os seus olhos. É por isso que em determinadas raças os cães acabam tendo a pele embaixo do rosto manchadas, que é justamente o caminho que as lágrimas fazem.

Este excesso de lágrimas que acabam sendo produzidas nem sempre são eliminadas pelos canais que estão presente na parte de trás e na base dos olhos. Eles acabam sendo eliminados pelo ducto nasolacrimal, mas parte deles também saem pelos olhos, e os cães acabam lambendo o tempo todo o nariz por causa disso, e este é um dos motivos que faz com que o animal tenha aquele focinho molhado.

Mas existem outras explicações. De acordo com os cientistas e pesquisadores, os cães precisam estar com o seu nariz úmido porque isso faz com que eles consigam dissolver melhor os elementos químicos que estão presentes no ar, e desta forma eles acabam tendo um ganho no seu olfato, que é muito conhecido por realmente ser um dos melhores da natureza.

Febre

Saiba mais sobre o focinho seco dos cães

Quando a temperatura corporal do animal está elevada, consequentemente o animal acaba eliminando mais água na tentativa de controlar o seu aquecimento. Neste processo, existe uma perda de líquidos, uma desidratação, que acaba afetando diretamente as partes mais úmidas do corpo, incluindo o nariz.

Por isso, o nariz seco do animal realmente pode ser sinal de febre. Mas este não é o único motivo que pode explicar o nariz seco dos cães.

Outras causas

Existem também algumas outras causas para este fenômeno. Em dias mais quentes os cachorros, assim como os humanos, tendem a perder mais líquidos, e isso pode resultar em um nariz mais seco.

Alguns cachorros também podem apresentar alguns problemas relacionados aos ductos lacrimais, sendo que eles podem ficar bloqueados em virtude de alguma má formação genética. Neste caso, também podemos ter o nariz seco nos animais.

A idade mais avançada dos cães também pode ser um dos motivos para que ele apresente o nariz seco. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários