Fofuxo.com

Saiba o que fazer quando cães e gatos apresentam sangue na urina

Presença de sangue sempre é motivo de preocupação entre os donos.

A grande maioria dos donos de cães e gatos estão sempre bastante preocupados com qualquer tipo de sinal de que alguma coisa está indo de errado com a saúde dos seus pets. E alguns casos costumam assustar mais do que outras, como quando surge qualquer tipo de sangue externamente.

Quando este tipo de coisa costuma ser detectada sem que exista um ferimento externo significativo, o sangue geralmente costuma ser encontrado nas necessidades dos animais, como no xixi. E antes de se desesperar, os donos dos animais precisam entender melhor o que pode significar este tipo de sinal.

Saiba o que fazer quando cães e gatos apresentam sangue na urina

Antes de mais nada, é sempre importante ficar de olho no que o seu cachorro ou gato está deixando para trás, uma vez que elas podem dar significativas pistas de como anda a saúde dos pets. No caso dos cães que saem para passear, a detecção de algum sangue no xixi pode se tornar um pouco mais complicada, já nos gatos é sempre importante visualizar a cor da terra sanitária depois do seu uso.

Causas

A presença de sangue na urina dos cães e gatos pode ter diversas causas, sendo que todas devem ser investigadas. Uma das mais comuns é a chamada Cistite bacteriana ou inflamatória, que á basicamente o que uma inflamação ou infecção do trato urinário. Geralmente os cães acabam tendo uma posição diferente na hora de urinar.

Outra causa que pode levar a presença do sangue na urina é o chamado de cálculo urinário, que são desenvolvidos nos rins e também na bexiga. Existem determinadas raças de cães que acabam tendo mais propensão a ter este problema, tais como Yorkshire, Lhasa Apso, Shih-tzu e Dálmata. Também costuma ser encontrado em gatos machos.

Existe também a possibilidade que o animal tenha algum tipo de tumor que pode levar a cistite e urolitíase. Uma outra causa, que pode ser considerada como externa, é algum tipo de envenenamento, que pode ter sido causado tanto pela ingestão de determinados alimentos quanto também causado propositalmente por humanos mal-intencionados.

Por último, quando estamos falando de cachorros e gatos fêmeas, não podemos nunca descartar a possibilidade do cio, uma vez que, neste período, a vulva incha e há sangramento vaginal de leve a moderado antes da fase fértil.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários