Fofuxo.com

Como saber se o cão está desenvolvendo problemas de visão?

Confira algumas dicas para saber se o cachorro está enxergando ou não.

Problemas de visão são comuns em muitas espécies, mas em alguns cães os problemas podem estar intrinsicamente relacionados a sua raça. Algumas acabam desenvolvendo uma grande pré-disposição para problemas nos olhos. Desta forma, muito cedo, estes animais acabam tendo grandes dificuldades pela frente.

Como saber se o cão está desenvolvendo problemas de visão?

Cabe ao dono ficar atento para os sinais de que o seu cão está desenvolvendo ou já desenvolveu problemas relacionados a visão. Confira algumas dicas do que fazer de como perceber que existe alguma coisa de errado e também saiba o que fazer.

Pequenos sinais

Na grande maioria dos casos os problemas de visão não surgem de uma hora para a outra. Os cães que estão desenvolvendo algum tipo de doença nos olhos começam a enxergar menos, apresentando alguns sinais. O primeiro é a desorientação. Cães que apresentam algum tipo de confusão quando estão caminhando sozinhos ou acompanhados e pequenos esbarrões podem ser os primeiros sinais de que o animal está perdendo a visão.

Outro sinal que pode ser percebido pelos donos é quando o cão passa a ficar estressado no dia a dia. Geralmente os animais ficam acuados, e algumas raças tendem a ficar agressivas quando estão perdendo a visão, já que acabam perdendo o seu senso de direção.

Raças e problemas

Como saber se o cão está desenvolvendo problemas de visão?

Nos primeiros sinais de que o animal está perdendo a visão, o dono não pode simplesmente se conformar com esta situação. É importante investigar o que pode estar causando o problema. Mas antes mesmo de chegar no consultório do veterinário, a raça do cão já pode dar algumas pistas do que pode estar acontecendo.

Por exemplo, o poodle e o pinscher acabam tendo uma maior chance de desenvolver a chamada catarata. Já outras raças, como pugs, shitzu e lhasa apso, acabam tendo uma maior predisposição à pigmentação da córnea secundária e às alterações em pálpebras. Já Schnauzers, collies, poodles e cockers podem desenvolveratrofia na retina.

Em determinados casos existem alguns procedimentos que podem ser feitos pelo médico veterinário com o objetivo de reverter esta condição. Em outros casos, quando o animal não desenvolve nenhuma doença que lhe cause dor, ele pode se adaptar a falta de visão, desde que o dono lhe dê o suporte necessário. 

Postado em .


Pela Web

Comentários