Por Rodrigo Duarte

publicado em Saúde

Muitas pessoas acabam tendo um hábito que pode causar uma série de problemas graves para a saúde do seu cachorro: dar bebidas alcoólicas. Os motivos são os mais variados possíveis. Existem aqueles que começam a dar apenas por curiosidade em saber o que vai acontecer quando o cão fica bêbado. Em outros casos as pessoas acreditam que apenas um pouco da bebida não vai fazer mal algum para o cachorro e oferece cerveja, vinho, dentre outros.

Problemas ao dar bebida alcoólica para os cachorros

O cachorro vai se sentir atraído, especialmente pelas bebidas alcoólicas que oferecem mais açúcar na sua composição. Mas o grande problema é que o sistema digestivo do cachorro não está preparado para este tipo de bebida. Além de comprometer o estomago do seu animal, a bebida alcoólica pode levar ainda a problemas mais sérios.

Intoxicação alcoólica

Problemas ao dar bebida alcoólica para os cachorrosUm dos problemas mais comuns entre os cachorros quando estes ingerem bebidas alcoólicas é a chamada intoxicação alcoólica. De um modo geral, este tipo de bebida não é um problema apenas para os cachorros, mas para qualquer tipo de animal, especialmente os de pequeno porte domésticos.

Especialistas no Brasil acreditam que ainda existem poucos casos de atendimentos veterinários aos cães que apresentam este tipo de problema, mas mesmo assim eles existem. Nos Estados Unidos o número é bem maior, o que demonstra que realmente as pessoas lá também acabam tendo este hábito nada saudável com o seu cão.

Para as pessoas que pensam que o efeito da cerveja no organismo do cachorro é o mesmo que no organismo humano, saiba que nos cães o efeito é muito maior, porque seu estomago é mais sensível. O sangue do animal absorve mais rapidamente o álcool, o que gera uma série de situações de risco para os cães.

Este contato das bebidas deste gênero com o estomago do animal acabam causando também alguns outros problemas, como gastrite, úlcera, problemas renais e neurológicos e baixa imunidade.

E os cachorros também pode ficar bêbados, com a perda da coordenação motora, o que pode causar sérios acidentes.

Por isso, jamais ofereça nenhum tipo de bebida alcoólica para o seu cão.