Fofuxo.com

É possível escovar os dentes dos gatos?

Escovar os dentes dos seus felinos pode evitar alguns problemas.

Se os humanos precisam escovar seus dentes sempre depois de cada refeição e os cães também precisam ter a sua dentadura escovada de tempos em tempos, os felinos ficam de fora? Apesar de não ser algo comum, é possível e até mesmo recomendado escovar os dentes dos gatinhos de vez em quando.

É possível escovar os dentes dos gatos?

Quando não tomamos cuidados com os dentes dos nossos animais de estimação domésticos, como os cachorros e os gatos, acontece algo muito parecido com o que acontece com os humanos. Existe um acumulo de placa bacteriana e também formação do tártaro. Desta forma existem uma grande chance do gato desenvolver algum tipo de inflamação.

Muitas vezes os gatos quando estão adultos perdem um ou dois dentes, e algumas pessoas acham que isso é “normal” ou que pode estar acontecendo uma espécie de “troca de dentição”, mas na verdade o que realmente pode estar acontecendo é algum problema bucal que pode estar causando a perda da dentição.

Dicas para escovar os dentes do seu gato

Escovar os dentes dos gatos pode não ser uma tarefa muito fácil quando este procedimento começar a ser feito quando ele já for adulto, por isso é recomendado acostumar o felino desde filhote a passar por este procedimento, pelo menos, uma ou duas vezes por semana.

Para começar a escovar os dentes do seu gato, é importante comprar também os apetrechos necessários. Geralmente a escova de dentes dos gatos funcionam da mesma forma que as escovas de dentes dos cães. Ou seja, é uma luva de dedo com as tiras na ponta que permite a limpeza.

É importante também comprar cremes dentais que sejam próprias para os animais, já que as humanas contém açúcar e outras substancias que podem causar problemas para a saúde do seu felino. Estas pastas costumam ajudar ainda no processo, já que os gatos costumam gostar muito do seu sabor.

Não esqueça sempre de dar alguma recompensa para o seu felino logo depois do procedimento terminar, para que ele comece associar aquilo como algo bom. 

Postado em .


Pela Web

Comentários