Fofuxo.com

Pesquisadores trabalham na criação de contraceptivo para cães e gatos

Medicamento seria aplicado através de vacina e seria tão eficiente quanto uma cirurgia.

Um cientista que trabalha na prestigiada Universidade Harvard está trabalhando no desenvolvimento de um método contraceptivo para cães e gatos. A ideia seria desenvolver um medicamento que poderia ser aplicado através de uma vacina e que seria tão eficiente quanto uma cirurgia de castração.

Pesquisadores trabalham na criação de contraceptivo para cães e gatos

O bioengenheiro David Mooney, professor da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas e membro do Instituto Wyss de Engenharia Inspirada pela Biologia da Universidade Harvardm está intensificando a pesquisa nas últimas semanas após ter garantido um financiamento de US$ 700 mil. O valor foi repassado por uma organização não-governamental para trabalhar no projeto.

Métodos definitivos

O pesquisador revelou, durante uma recente entrevista para a imprensa norte-americana, que foi motivado pelo grande amor que sente pelos seus animais de estimação. A solução estaria sendo desenvolvida de uma forma diferente das vacinas que existem atualmente e que precisam ser aplicadas de tempos em tempos nos animais.

Pesquisadores trabalham na criação de contraceptivo para cães e gatos

O objetivo da pesquisa também é substituir a cirurgia como único método realmente confiável e definitivo de castração de cães e gatos. O pesquisador lembra que muitos donos simplesmente optam por não castrar o seu cachorro ou gato pois tem medo da cirurgia em sí. Sem contar que os seus altos custos também acabam dificultando para os governos manterem programas públicos para o controle da natalidade de cães e gatos de ruas.

A pesquisa que está sendo conduzida pelo cientista e sua equipe trabalha em cima do  hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), que regula a liberação de hormônios que controlam a reprodução, tanto em machos como em fêmeas. A ideia é conseguir desenvolver uma vacina que provoque no organismo a produção de anticorpos que atuem contra o GnRH.

A ONG Michelson Found Animals Foundation foi a responsável pelo repasse de verbas para a pesquisa, com o objetivo de diminuir a quantidade de animais de rua que acabam sendo sacrificados não apenas nos Estados Unidos, mas em diversos outros países. 

Postado em .


Pela Web

Comentários