Fofuxo.com

Organização Mundial alerta para perigo da não vacinação dos animais

Diversos países não estariam vacinando os cães contra raiva e isso estaria causando milhares de mortes.

A Raiva é uma das doenças mais comuns no mundo inteiro, estando presente tanto nos países desenvolvidos quanto naquelas nações mais pobres. Além da doença ter cura, existem vacinas disponíveis que permite ter um total controle sobre o problema. Mas uma importante organização mundial alerta que muitos países não estão dando a devida atenção ao problema.

Organização Mundial alerta para perigo da não vacinação dos animais

A Organização da Saúde Animal (OIE) emitiu um relatório preocupante esta semana sobre a raiva no mundo. Um dos principais pontos levantados neste relatório afirma que grande parte dos países que gastam dinheiro tratando pacientes humanos com raiva poderiam gastar até 10 vezes menos se disponibilizasse vacine para os cães.

De acordo com as informações, mesmo com toda a evolução da ciência de um modo geral na maioria dos países, a raiva ainda continua sendo uma doença que mata 55 mil pessoas todos os anos, sendo que 40% destas pessoas possuem menos de 15 anos de idade.

Raiva no mundo

Os representantes da OIE afirmam que a doença continua muito presente em determinadas regiões mais pobres, especialmente na África e na Ásia. O motivo pelo qual as crianças acabam sendo as grandes vítimas da raiva nestes locais é o fato de que elas acabam se aproximando dos animais sem ter o devido conhecimento dos problemas que podem ser causados.

A OIE afirma que os custos elevados para erradicação preventiva da Raiva ainda podem ser elevados para determinados países, e por isso a organização afirma que existe a necessidade de maiores investimentos da força internacional para controlar o problema.

Um outro problema apontado pela OIE está relacionado com a qualidade das vacinas, que em muitos países está muito abaixo do que realmente deveria ser. Em alguns casos algumas vacinas acabam infectando o animal com o vírus, ao invés dele ser utilizado como vacina.

Evitando a Raiva

No Brasil as vacinas contra raiva são relativamente baratas. Não houve até o momento por aqui nenhum caso onde a vacina tenha sido reprovada em testes de qualidade. Existem ainda alguns programas municipais e estaduais que distribuem as vacinas de graça tanto para os animais que possuem a uma determinada pessoa ou família quando os de rua.

Postado em .


Pela Web

Comentários