Fofuxo.com

Obesidade já atinge 40% dos cães no Brasil

Principal motivo é excesso de comidas inapropriadas oferecidas aos cães.

Se a obesidade é um problema sério da população de muitos países, incluindo o Brasil, parece que o excesso de peso não está sendo algo somente da raça humana. Os cães também estão ficando mais gordos, mas com uma pequena diferença: neste caso a culpa também acaba sendo das pessoas.

Obesidade já atinge 40% dos cães no Brasil

Segundo estimativas, atualmente no Brasil a quantidade de cães domésticos que podem ser considerados obesos já chega aos 40%, colocando o país nas primeiras posições do ranking da obesidade canina. Os Estados Unidos também vivem um problema semelhante, com a diferença de que por lá este índice já chega aos 44%.

Os motivos para que um cachorro acumule gordura em excesso e se torne obeso são basicamente os mesmos que fazem com que os humanos também fiquem mais gordos: a grande quantidade de alimentos ingeridos muitos dos quais com grande quantidade de gordura, e a falta de exercícios físicos.

Por que os cães estão engordando?

Obesidade já atinge 40% dos cães no BrasilDe acordo com alguns estudos feitos na área, o grande causador do aumento de gordura nos cães é justamente a comida que está sendo oferecida a ele. Muitos donos passaram a oferecer ração para os seus animais, mas o hábito de oferecer as sobras de comida dos humanos ainda continua bastante presente.

Os cachorros acabam adorando, afinal de contas o gosto para eles é atrativo, mais do que o da ração. O problema é que a comida que ingerimos, na grande maioria dos casos, conta com uma grande quantidade de gordura e de sódio, o que faz com que eles aumentem de peso.

Um outro motivo para os cães estarem engordando é o fato das pessoas estarem cada vez mais morando em apartamentos. Ou seja, para que eles possam fazer exercícios físicos eles precisam contar com a disponibilidade do seu dono para levar ele até o lado externo do prédio para que possa caminhar, o que não é preciso para os animais que ficam soltos em um pátio, por exemplo.

Além da comida e da falta de atividade física, outros motivos também aparecem nas pesquisas para explicar o motivo dos cães estarem engordando. Disfunções hormonais aparecem na terceira colocação entre os motivos, sendo que neste caso o dono precisa levar o animal até o veterinário para fazer tratamentos específicos. Já o quarto motivo que aparece na lista é o estresse, que é causado quando o cachorro fica sozinho durante muito tempo ou quando não recebem atenção necessária. 

Postado em .


Pela Web

Comentários