Fofuxo.com

O ronronar do gato e seus significados

Felino utiliza este som para expressar seus sentimentos, e pode significar desde conforto até dor.

Geralmente quando alguém escuta o ronronar de um gato acredita que ele esteja feliz com uma determinada situação, ou que esteja apenas se sentindo confortável. Mas especialistas alertam que nem sempre isso pode ser verdade. Em alguns casos o ronronar de um gato pode significar que ele está com fome, ou sentindo algum tipo de dor, ou que ele está com fome.

O ronronar do gato e seus significados

A origem do ronronar

O ronronar de um gato está diretamente associado a vibração de um pequeno osso que fica ligado as suas cordas vocais. Ele é muito semelhante a um outro osso que os humanos possuem na base do pescoço. Nos gatos, esta parte do corpo acaba sendo estimulado a partir do sistema nervoso central.

Por exemplo, quando o gato relaxa ou quando ele está recebendo algum carinho do seu dono, o sistema nervoso central dele acaba enviando uma mensagem para a musculatura da laringe, que relaxa e passa a contrair, isso de forma muito rápida, o que acaba gerando o som característico do ronronar.

Especialistas explicam que este som do ronronar é muito importante para a comunicação entre o filhote a sua mãe durante o período de amamentação. Estudos recentes também apontam que o ato de ronronar está diretamente ligado a liberação de endorfina no cérebro do animal.

Sinais

Alguns donos podem confundir o ronronar do gato com algum problema respiratório, especialmente a asma, por causa do barulho que ele faz, com uma espécie de chiado. Mas isso dificilmente acontece com os felinos.

Durante o seu período adulto, o ronronar pode significar outros sentimentos que não sejam apenas relacionados ao prazer. Por isso, é sempre importante observar outros comportamentos do gato. Ele pode estar com fome, ou também pode estar avisando que está com algum tipo de dor. Mas observando as ações do dia a dia o dono vai conseguindo entender melhor estes sinais. 

Postado em .


Pela Web

Comentários