Fofuxo.com

Nariz seco

Entenda que tipos de problemas o nariz seco do seu cão pode significar

Muitas pessoas não gostam muito da sensação de tocar no nariz do cachorro. Ele está quase sempre molhado e gelado e realmente em determinadas situações não é uma sensação muito boa, especialmente quando as pessoas são pegas desprevenidas com um nariz gelado encostando em partes do corpo mais sensíveis em uma noite fria.

Nariz seco

Mas o nariz molhado, além de ser uma característica comum dos nossos amigos cachorrinhos, também é um sinal de que está tudo bem com a sua saúde. Por isso, o contrário pode significar algo ruim. Quando encostamos no nariz do nosso pet está seco ou quente, pode ser um sinal de alguns problemas de saúde que podem estar se manifestando.

Mas antes de entender o que significa quando o nariz dos nossos cães está seco, vamos entender primeiro o que é esta água acumulada nas narinas dos caninos.

Calma, é só lágrima

Calma, quando o cachorro encosta o nariz gelado e molhado na sua pele, ele não está te passando qualquer tipo de doença, já que aquilo não é a tradicional mucosa que se acumula pelo nariz e que acaba saindo descontroladamente das nossas narinas quando estamos grupados. Aquilo são apenas lágrimas.

Os cães produzem muito mais lágrimas do que os humanos, como uma forma de manter os seus olhos sempre úmidos. Este é um dos motivos que muitos cães de pelos brancos acabarem ficando com tempo com manchas amarelas e escuras ao redor dos olhos. São as lágrimas que acabam se acumulando naquela região.

A produção é tamanha que as lágrimas acabam não se contentando em sair apenas pelos olhos, mas também acaba escapando pelas narinas, e isso faz com que os dogs estejam sempre de nariz molhado.

E quando o nariz está seco?

Nariz seco

Quando o nariz do cachorro não está molhado e nem gelado, isso significa que o corpo do animal está consumindo de alguma forma aquela água que está sendo produzida. E isso geralmente acontece quando a temperatura do corpo do animal está mais elevada do que ela costuma estar. Isso pode significar uma coisa: febre.

A febre, assim como nos humanos, é extremamente perigosa para os cães. Mas com um agravante: eles não conseguem fazer nada a respeito e muitas vezes os donos não percebem. O nariz seco é uma das formas de se desconfiar que o cão possa estar desenvolvendo uma alta da sua temperatura corporal interna.

A febre pode ser um sintoma de uma grande quantidade de doenças, por isso é muito recomendado levar o cão para um veterinário assim que o nariz seco for detectado. 

Postado em .


Pela Web

Comentários