Fofuxo.com

Minas Gerais enfrenta crise na distribuição de vacinas antirrábicas

Ministério da Saúde confirma que campanha de vacinação gratuita está suspensa em 853 cidades.

O governo do estado de Minas Gerais e o Ministério da Saúde confirmaram a suspensão da campanha de vacinação antirrábica em 853 cidades, sem previsão de retomada. Segundo o informe emitido pelo Ministério da Saúde, a culpa do problema é do laboratório fornecedor, que não teve condições de atender toda a demanda de produção. Por este motivo houve uma alteração no cronograma de entrega destas vacinas.

Minas Gerais enfrenta crise na distribuição de vacinas antirrábicas

Segundo um levantamento feito, pelo menos 3,3 milhões de cães e gatos acabarão ficando sem a vacina antirrábica no estado. Consequentemente existe um risco maior que estes animais contraiam a doença e repassem para as pessoas. A notícia acabou se tornando ainda mais preocupante esta semana, quando foram confirmados pelo menos dois casos de raiva humana no estado.

Vacinação gratuita

O principal objetivo da campanha de vacinação gratuita dos animais contra a raiva é imunizar os animais que residem nas regiões mais carentes das cidades, onde a doença costuma proliferar com maior velocidade. A aplicação da vacina nas clínicas particulares custa, em média, R$ 35,00. Mas o grande problema é o fato da vacinação ser destinada justamente para as famílias mais carentes, que não possuem este valor para vacinar os seus pets nas clínicas particulares.

Minas Gerais enfrenta crise na distribuição de vacinas antirrábicas

De acordo com os dados divulgados no ano passado, o programa de vacinação gratuita do Ministério da Saúde atingiu 2,9 milhões de cães e 408 mil gatos apenas no estado de Minas Gerais, atingindo uma cobertura de 96% da população canina e 97% da população felina.

A expectativa do governo federal é que o problema das vacinas consiga ser solucionado até o mês de novembro. Este seria o novo prazo acordado entre o governo e o laboratório fornecedor da vacina para que as doses sejam distribuídas para a população.

Ajuda

Enquanto a vacinação estiver suspensa no estado, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Belo Horizonte recomenda que as pessoas tenham mais cuidado e prestem mais atenção no comportamento dos cães. A recomendação é que qualquer pessoa notifique o órgão responsável da sua cidade ao notar um comportamento agressivo de qualquer cão, principalmente os de rua. 

Postado em .


Pela Web

Comentários