Fofuxo.com

O que fazer com o medo de chuva e temporais dos cães

Entenda porque este pânico é tão comum entre os cachorros e saiba o que fazer para tentar resolver o problema.

A chegada do verão geralmente é uma boa notícia para animais de estimação como os cães. Afinal de contas, muitos donos fogem dos passeios e das brincadeiras ao ar livre com os seus animais de estimação nos dias mais frios do ano. Mas com o verão também chegam os tempos das grandes tempestades. E a grande maioria dos cães simplesmente não conseguem conviver com as trovoadas e o barulho das chuvas.

O que fazer com o medo de chuva e temporais dos cães

Saiba mais sobre os motivos que levam os cachorros a desenvolverem este pavor das tempestades e também entenda o que pode ser feito para ajudar eles nestas ocasiões.

Medo de barulho

Basicamente os cães não sentem medo da tempestade em sí, mas sim do barulho. Este som alto, que para os ouvidos sensíveis dos cachorros é muito mais alto do que para nós, humanos, representa algo que pode ser ameaçador e desconhecido. Mas é importante ressaltar que não é qualquer tipo de barulho alto que provoca o pavor dos cães, apenas determinados padrões, como trovões, bombas, etc.

O que fazer?

O que fazer com o medo de chuva e temporais dos cãesNão existe muita coisa que possa ser feita neste sentido. Dificilmente um cachorro vá deixar completamente de ter medo de um trovão, não importa o método utilizado. Mas algumas coisas podem ser feitas para amenizar a situação. Associar dias de chuvas com momentos prazerosos para o cachorro pode ser um deles. Ou seja, tente brincar com o seu cão neste momento, oferecer petiscos, etc.

O que o dono não pode fazer é tentar forçar uma situação para que o cão perca o medo. Por exemplo, algumas pessoas tentam sair com os cachorros para a rua nestas situações na tentativa que ele perceba que não existe perigo, mas geralmente isso piora a situação.

Nos casos mais graves, onde os cachorros podem ficar tão nervosos que atentam contra a sua própria integridade física, existem alguns calmantes que podem ser administrados. Mas este tipo de medicamento pode ser dado apenas após uma consulta médica e seguindo rigorosamente as instruções fornecidas pelo profissional. 

Postado em .


Pela Web

Comentários