Fofuxo.com

Manchas no rosto de cães peludos

Entenda o que causa as manchas e confira algumas dicas para removê-las.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos donos de cães que tenham mais pelo de cor clara ou branca está naquelas manchas que vão se formando na parte de baixo dos olhos dos animais, que são causadas pelas lágrimas dos cães. Apesar de ser muito mais comum nos cachorros, em algumas raças de gatos este problema também pode aparecer.

Manchas no rosto de cães peludos

As manchas são causadas por um problema bastante conhecido dos veterinários que recebe o nome técnico de Epífora, que é justamente o derramamento de lágrimas pela face dos animais. Existem algumas causas, como problemas no sistema formado pelo ducto lacrimal que tem como principal objetivo drenar estas lágrimas para que estas não escorram pela face. Esta cânula consegue canalizar as lágrimas para a parte interna da face do cachorro, algo semelhante ao que acontece com os humanos quando choramos e sentimos alguma coisa escorrendo em nossos nariz.

Sempre que a drenagem deste ducto não for suficiente para conseguir absorver todo o volume de lágrimas que acabam sendo derramadas pelos olhos do cão, este líquido vai acabar vazando, e este movimento constante vai fazer com que comecem a surgir as manchas no pelo do animal.

Alguns dos outros fatores que acabam interferindo são: obstrução do canal lacrimal (poeira ou pequenas partículas), deformações na pálpebra (cílios voltados para dentro dos olhos causando irritação), inflamação no ducto da lágrima, conjuntivites, etc.

Raças

Poodles apresentam maior incidência do problema. Algumas raças de cachorros acabam sendo mais suscetíveis a estes problemas justamente por causa da forma da sua cabeça, que pode dificultar a drenagem das lágrimas pelos animais. Cachorros que apresentam uma anatomia mais achatada na face, como os pugs, buldogues e pequineses possuem também os olhos mais achatados, dificultando a drenagem destas lágrimas.

Outras raças que também apresentam um problema similar são os poodles, maltês e alguns tipos de terriers, só que a principal diferença deste cães está no fato deles apresentarem uma grande quantidade de pelos na face, o que acaba favorecendo o surgimento das manchas nesta região.

Como remover

Alguns medicamentos ajudam a remover as manchas. Para ajudar a remover estas manchas causadas pelas lágrimas no entorno dos olhos dos cães, especialmente os peludos, existem alguns produtos disponíveis no mercado que são próprios para isso. Eles conseguem diminuir o efeito do escurecimento dos pelos com o tempo.

Estes produtos podem ser utilizados em casa mesmo, mas recomenda-se que as pessoas façam uma consulta ao veterinário antes de efetivamente começar a ministrar qualquer tipo de produto químico no pelo do seu animal. Além disso, as pessoas devem ter extremo cuidado, especialmente com os olhos dos cães para que nada entre em contato diretamente neles.

Em alguns casos veterinários podem recomendar a utilização de antibióticos para amenizar o problema. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários