Fofuxo.com

Gestação de Cadelas e Gatas

Entenda sobre a gestação de cadelas e gatas e os melhores métodos diagnósticos para auxiliar durante essa fase

Gestação de Cadelas e Gatas

O período gestacional ou prenhez é o período compreendido entre a concepção até o momento do parto. O conhecimento desse período é importante para se caracterizar casos de abortamento, parto prematuro, normal e retardado.

Há fatores que podem influenciar na duração da gestação como a idade da mãe, sexo do feto e tamanho da ninhada.

Fêmeas que tem a primeira cria chamadas de primíparas apresentam a gestação mais curta do que a média da espécie. Nas fêmeas que só têm um feto, quando macho, provoca um prolongamento do período gestacional. Quanto mais fetos menor o tempo de gestação.

Cadelas de raças grandes dão de 8 a 12 filhotes em cada cria, médias de 6 a 8 filhotes e pequenas ou toy de 1 a 4 filhotes. Gatas dão de 3 a 5 filhotes por cria com média 4 filhotes de acordo com a raça.

Gata prenhaPara saber o tempo gestacional em gatas é mais fácil, pois a ovulação ocorre depois da cobertura e varia de 58 a 65 dias (63 dias em média) então conta-se a partir do cruzamento. Já em cadelas é mais variável, pois ela aceita o macho 5 dias antes e 5 dias depois da ovulação, e não quer dizer que quando foi  coberta que o óvulo esteja maduro naquele momento. Os espermatozoides de cães machos duram 5 a 11 dias na cadela. Esses dois fatores podem fazer com que se conte a partir do dia errado o início da gestação, então conta-se de 58 a 72 dias quando a data de cobertura é considerada (média de 64 dias). Para saber o dia exato que começou a gestação o ideal é levar em consideração o pico do hormônio LH que ocorre 2 dias antes da ovulação do que em relação a cobertura.

É muito comum cadelas engravidar de machos diferentes na mesma gestação, quando isso ocorre chamamos de superfecundação.

Métodos de Diagnóstico

Cadela prenha- Sintomas Maternos nas cadelas: há aumento do volume abdominal a partir do 45º ou 50º dia de gestação, há aumento do metabolismo gerando o aumento de apetite, a partir da 3º semana de gestação acontece uma anemia progressiva, por volta do 25º ou 30º dia de gestação haverá o desenvolvimento mamário, respiração fica mais ofegante devido à compressão pulmonar e há queda na temperatura corpórea de 1,0 a 1,5º horas antes do parto.

- Sintomas Maternos nas gatas: há aumento de apetite e alteração dos gostos alimentares, às vezes fica sem querer comer e depois com aumento repentino do apetite, pode vomitar. Da segunda a terceira semana as tetas ficam mais rosadas e proeminentes, à partir do 50º dia de gestação ocorre a hipertrofia mamária.

raio x cadela prenha- Sintomas fetais: a partir do 45º dia o veterinário poderá auscultar ruídos cardíacos fetais e a partir do 18º ao 21º dias dá para fazer a palpação transabdominal do feto de cadelas e gatas à partir do 15º dia.

- Métodos Complementares: com a palpação e sintomas da fêmea não dá para saber a viabilidade fetal, ou seja, se estão saudáveis, para isso devemos usar outros métodos diagnósticos como a ultrassonografia. Poderá observar os sacos gestacionais entre 21º e 23º dias de gestação de cadelas e entre 11 e 14 dias pós-cobertura em gatas. Na ultrassonografia poderão ser observadas a atividade cardíaca, frequência cardíaca e movimentos fetais, também permite avaliar a idade correta gestacional e é um método inócuo para as fêmeas e filhotes.  A ultrassonografia não é um bom método para ser usado para determinar o número de filhotes, para isso o melhor é o raio-x à partir da 42º dia.

   

Patrícia Maíra Paulino M.V. Patrícia Maíra Paulino • CRMV-SP 27889
Médica Veterinária • Pós-Graduada em Dermatologia Veterinária

Atualmente atende exclusivamente Dermatologia de pequenos animais em hospitais e clínicas veterinárias.

Postado em .


Pela Web

Comentários