Fofuxo.com

Frequência do xixi dos felinos pode indicar problemas de saúde

Donos devem prestar atenção em tudo que for considerado fora do normal.

Os gatos costumam ser animais organizados e higiênicos quando o assunto é suas necessidades fisiológicas. Na grande maioria dos casos os felinos não apresentam qualquer tipo de problema em relação a fazer sempre o número 1 ou o número 2 no local reservado para isso, que na maioria dos casos é a famosa caixinha de areia.

Frequência do xixi dos felinos pode indicar problemas de saúde

Mas o fato dos felinos serem mais independentes fazem com que determinados donos se tornem mais descuidados em relação aos possíveis problemas de saúde que os gatos podem apresentar. Alguns deles podem ser detectados quando os donos cuidam a quantidade que os gatos urinam, por exemplo.

O grande problema que os felinos enfrentam é a vontade de beber água. Alguns gatos simplesmente não gostam de tomar a água do seu pratinho. Alguns preferem beber a água corrente, como a que cai de uma torneira por exemplo, mas existem muitos gatos que passam uma grande quantidade de tempo sem tomar água.

Este hábito dos felinos podem causar problemas renais nos gatos, o que acaba afetando diretamente a forma e a quantidade de vezes que ele faz xixi.

Fez xixi?

É muito importante que os donos verifiquem se os felinos estão fazendo suas necessidades regularmente, especialmente no caso do xixi. Quando ele passa muito tempo sem urinar, pode ser indício de que ele já esteja desenvolvendo um problema de saúde.

Se houver alguma desconfiança de que os gatos realmente não estão fazendo xixi, é importante ficar atento na areia da caixinha higiênica do seu felino. Existem algumas areias que acabam absorvendo por completo a urina e o cheiro, o que é ótimo. O problema é que neste caso fica mais complicado para o dono conseguir identificar se o gato está ou não urinando.

Neste caso, o ideal é trocar por uma areia mais simples, que permite identificar se o gato está urinando ou não.

O mesmo acontece se o gato estiver fazendo xixi com muita frequência ou em locais onde ele não está acostumado. Em qualquer uma das situações, o ideal é procurar o veterinário da sua confiança para realizar exames completos.

Postado em .


Pela Web

Comentários