Fofuxo.com

Escaras de decúbito: Saiba o que é e como evitar

Problema surge principalmente nos cães idosos e também é chamado de Calos no cotovelo.

Quando os cães atingem uma determinada idade, assim como acontece com os humanos, alguns problemas começam a surgir. Alguns deles acabam se tornando menos preocupantes mas podem acabar assustando especialmente aqueles que estão cuidando pela primeira vez de um cachorro mais velho.

Escaras de decúbito: Saiba o que é e como evitar

Dentre as principais alterações que podem se tornar visíveis em determinados cães depois de uma certa idade são superfícies duras que acabam aparecendo em determinadas partes do corpo dos cachorros. Na verdade são calos que acabam se formando, juntamente com as falhas nos pelos que também acontecem no mesmo local.

Estes calos também podem ser chamados de Escaras de Decúbito.

O que são as Escaras de Decúbito?

As escaras são espécie de calos, mas que acabam aparecendo com uma intensidade bem maior do que os calos que costumeiramente aparecem em determinadas partes do corpo das pessoas. Eles costumam aparecer com uma maior frequência em cães de grande porte. Algumas raças também acabam sendo mais propícias, como é o caso dos Labradores.

Geralmente os cães que acabam tendo pelos mais curtos e que dormem com muita frequência em contato com o chão e com superfícies mais duras, como madeira e concreto, acabam desenvolvendo com mais frequência estes calos.

O que causa as Escaras de Decúbito?

Escaras de decúbito: Saiba o que é e como evitar

Basicamente é este contato com uma superfície mais dura. Quando o cachorro se deita, algumas partes do osso mais salientes acabam entrando em contato diretamente com a pele e com chão, o que acaba ocasionando com o tempo os calos.

Como evitar as Escaras de Decúbito?

Basicamente existem cães que acabam tendo pré-disposição genética para o aparecimento de calos e que vão acabar desenvolvendo, não importa o que os humanos façam. De um modo geral eles não causam problemas aos cães, apenas em casos extremos e raros, quando a calcificação que ali surge causa dor nas articulações.

Mas colocar o cachorro para dormir em um local macio, como um colchão, ou qualquer superfície com espuma, pode ajudar bastante a reduzir o problema. 

Postado em .


Pela Web

Comentários